V Seminário Urbanistas e Urbanismo no Brasil

O grupo de pesquisa Cidade, Arquitetura e Preservação em Perspectiva Histórica (CAPPH - UNIFESP) e o Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidade (CIEC - UNICAMP) têm o prazer de convidar pesquisadores e pesquisadoras que se dediquem ao estudo da cidade em perspectiva histórica - quer enfocando-a por meio da história urbana, do urbanismo e do planejamento urbano, quer por aproximações afins, como a geografia histórica, as histórias social, econômica e da tecnologia, dentre outras - a participarem da 5ª edição do Seminário Urbanismo e Urbanistas no Brasil. O V SUUB acontecerá de modo híbrido nos dias 12, 13, 14 e 15 de outubro de 2022 e terá como sede a Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo, localizada em Guarulhos.

​Com o tema Urbanismos e Nacionalismos, esta edição do SUUB pretende contribuir para o debate acerca do urbanismo no Brasil por meio das relações entre esse campo inter-multi-trans-disciplinar. Interessam-nos os debates possíveis a partir das seguintes problematizações: sobre as representações; sobre as relações de escalas pensadas a partir das fronteiras - como o local, regional, global e o transnacional -; sobre as diferentes flexões e interpretações históricas dos nacionalismos e sobre suas interpretações historiográficas. Compreendidos aqui como fenômenos modernos, as nações e os nacionalismos são entendidos como dimensões mutuamente implicadas, dada a busca pela elaboração de um passado mitificado - seja por meio da língua, dos aspectos culturais, das características sociais e das tradições - visando legitimar configurações políticas e territoriais do presente e projetos de futuro. Enfatizamos os nacionalismos, no plural, pela incapacidade de uma definição única de seu conteúdo, que pode ser mobilizado por diferentes interpretações e finalidades. Neste ano de centenários comemorativos sobre este tema no Brasil, nosso convite se estende para pensarmos os urbanismos e nacionalismos como fenômenos historicamente demarcados e constituídos, ambíguos e múltiplos, e que possam, por sua vez, tensionar o tema para dentro ou fora de suas próprias fronteiras, sejam elas regionais ou nacionais, de maneira a articular os fluxos de profissionais e conhecimentos, artefatos e técnicas, às diferentes construções e projetos de nação ao longo do tempo.

Esta edição do evento também pretende aprofundar o debate sobre campos disciplinares dedicados ao urbano. Primeira edição organizada por dois núcleos de pesquisa sediados em Departamentos de História que tradicionalmente têm se dedicado às discussões sobre as dimensões do urbano (CIEC - IFCH - UNICAMP e CAPPH - EFLCH - UNIFESP), o V SUUB procura aproximar as dinâmicas contemporâneas do fazer história do campo do urbanismo, como contribuição à tessitura das zonas de fronteira disciplinares.

Dessa forma, buscamos contribuições que desloquem os sentidos tradicionalmente assumidos das nações e dos nacionalismos de maneira a ampliá-los e relacioná-los a outras escalas, locais, agentes e práticas. Esperamos proporcionar discussões a partir de trabalhos que enfatizem a centralidade do debate e das disputas nos espaços e meios profissionais como aspecto importante do processo de legitimação e afirmação desse campo disciplinar; bem como propostas que tensionem e desloquem a noção de circulação de ideias para além das fronteiras nacionais e contextos regionais.

#Tags

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "V Seminário Urbanistas e Urbanismo no Brasil" 06 Abr 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/979797/v-seminario-urbanistas-e-urbanismo-no-brasil> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.