-
Arquitetos: Hollaway Studio
- Área: 3250 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Hufton and Crow
-
Fabricantes: Bison, Cambian, Cut N Edge, In Style LED, Keemlaw, Kong, Mavericks, Source Furniture
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Hollaway Studio projetou o primeiro skatepark de vários andares do mundo em Folkestone, no Reino Unido, como parte de um grande programa em andamento para regenerar a cidade litorânea. O edifício histórico possui três pistas de skate, uma parede de escalada (a mais alta do sudeste da Inglaterra) e um ringue de boxe.
Para o Hollaway Studio, o F51 é um “edifício de adrenalina”. Desde sua ambição inicial e concepção até a articulação de sua forma e arquitetura e, finalmente, seu uso final, o F51 é a dose de adrenalina necessária para todos – desde os próprios usuários até a comunidade local e a própria cidade. Para isso, o Hollaway Studio projetou um imponente farol de concreto envolto em malha saindo do Folkestone Creative Quarter, atuando como um ponto focal tanto na paisagem local quanto na comunidade.
Com seus três andares de pistas de skate de alta qualidade, academia de boxe, parede de escalada e espaço para café, é um centro para a cultura jovem após o ano em que o skate foi reconhecido em Tóquio como um esporte olímpico e antes de Paris 2024, atravessando o Canal da Mancha.
O F51, batizado em homenagem à sua localização no coração de Folkestone, uma cidade litorânea em expansão no sudeste de Kent, foi encomendado pelo Roger De Haan Charitable Trust. Essa organização vê o projeto como mais um modo de apoiar a comunidade local e ela tem sido responsável por grande parte da requalificação em andamento que está transformando Folkestone. F51 é um presente para a cidade de Folkestone e para os jovens. Localizado à beira de uma das regiões mais carentes de Kent, o edifício oferecerá aos jovens locais livres e a oportunidade de ultrapassar os limites físicos e mentais em um espaço seguro e longe das telas.
O F51 visa colocar os jovens em primeiro lugar, transmitindo aos jovens de Folkestone que eles são importantes e têm oportunidades que antes poderiam não ser tão evidentes. A associação de jovens locais que frequentam escolas da região terão um desconto muito grande, tornando o F51 acessível para toda a comunidade local. O F51 também visa atrair o grande número de moradores que saíram da cidade e agora estão voltando para criar suas próprias famílias e continuar a regeneração de Folkestone.
Skate Design e Arquitetura. O F51 é um edifício ousado que viu a comunidade local e a autoridade de planejamento depositando sua confiança no Hollaway Studio para projetar um espaço que pode reunir a comunidade e substituir o skatepark que existe próximo ao porto local. Trabalhando em estreita colaboração com os renomados designers de skateparks, o Hollaway Studio criou três andares adequados para todas as idades e diferentes níveis de experiência, permitindo aos iniciantes a oportunidade de começar no topo e trabalhar até o nível avançado, ao lado de uma academia de boxe, parede de escalada e um café/espaço de trabalho acolhedor para a comunidade usar.
Trabalhando em um terreno relativamente pequeno, o Hollaway Studio projetou um edifício que cresce a partir do solo, aumentando de tamanho à medida que se eleva. Os enormes bolws (tipo de pista de skate em formato de tigela) do "'piso bolws" dominam a experiência do F51. Suspensos acima do piso térreo, eles parecem pairar no ar, desafiando a gravidade e ditando a forma do edifício, criando uma sensação extraordinária de estar embaixo deles de onde você pode ver os bowls e ouvir os skates acima.
Usando materiais que transmitem claramente a configuração e o uso urbano do F51, o Hollaway Studio também desafia a própria percepção do edifício e sua escala. A forma curva significa que nunca há um ponto final no edifício, nem quaisquer pontos de referência para entender sua escala, devido a quase total ausência de janelas. É no interior do edifício que se percebe a sua imensa dimensão. Ao passar por ele, o edifício começa a se revelas. Os diferentes pisos são projetados para gerenciar e controlar as atividades com facilidade e a falta de superfícies planas dá uma sensação instável – a geometria prega peças na mente.
O piso do bowl é construído completamente com concreto projetado e os outros dois níveis - o street park e o flow park - usam madeira, combinando a necessidade de durabilidade com a flexibilidade de modificar e atualizar à medida que as tendências do skate evoluem. As pistas de madeira oferecem possibilidades de atualizar ou aprimorar o espaço à medida que o skate e o próprio local evoluem.