-
Arquitetos: Antumbra estudio
- Área: 190 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias :Sebastian Anaya / Registro Visual de Arquitectura
-
Fabricantes: Dendrón, Mooma
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto envolveu a mudança da filial principal da Romea, uma reconhecida marca de vinhos de Guadalajara, México, para uma propriedade rural de valor artístico e ambiental cercada por algumas edificações do início e meados do século XX. Uma diretriz importante do projeto foi criar uma estrutura leve que lembrasse as varandas das casas da época e que fosse amigável aos pedestres.
Uma fachada modular foi pensada para manter uma relação constante com o exterior, premissa fundamental da marca Romea desde sua fundação, relacionada com a experiência do vinho, o serviço de excelência e a gastronomia de qualidade, desde a informalidade de um passeio. O acesso principal gera uma cobertura chanfrada em direção à rua como um gesto de integração dos pedestres ao restaurante e em diálogo com o volume diagonalmente oposto.
Outra premissa importante foi manter o ambiente aconchegante e informal que caracterizou a marca, mesmo em uma edificação 5 vezes maior do que o anterior. Isto foi possível separando 4 áreas de refeições diferentes, cada uma com o seu ambiente individual mas interligadas por um bar de serviço central e pelas aberturas originais da propriedade.
As texturas do design de interiores surgem da recuperação de uma certa materialidade já identificada pelos clientes da Romea, como a madeira e os pisos de azulejo, mas integrados numa nova composição cromática. Com as mesmas intenções e procurando deixar vestígios da história, decidimos expor as camadas de tinta existentes nas paredes do salão principal. Todos os pisos do local e os azulejos do bar foram elaborados em colaboração com artesãos locais e do estado de Guanajuato.