-
Arquitetos: Junsekino Architect and Design
- Área: 280 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Spaceshift Studio
-
Fabricantes: Aqualine, In the glazz, SCG, SK Kaken, TOA
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Ice Sue é uma casa de dois pavimentos localizada em uma área residencial de Bangkok. Cercada pelos vizinhos, os proprietários exigiam uma área de moradia com alto nível de privacidade, mas ainda assim com alguma relação com a natureza. Portanto, esta contradição foi fisicamente interpretada como uma forma e um espaço arquitetônico.
A simplicidade da forma é uma das primeiras intenções do arquiteto para elucidar a diretriz do cliente através da massa arquitetônica. No terreno limitado, os arquitetos tentam utilizar o espaço efetivamente, comprimindo os programas e organizando a área principal de moradia no pavimento superior, afetando a proporção da casa, já que este pavimento foi projetado para ser mais alto do que o térreo.
O arquiteto isolou o volume em três partes, considerando o nível de privacidade, incluindo terraços, uma área comum no térreo e a área principal de moradia elevada do nível do solo, por fim o volume é coberto por um enorme telhado íngreme para compactá-lo e excluí-lo do contexto circundante. Assim, as aberturas ao redor da casa são camufladas pela cobertura, bem como os terraços em ambos os pavimentos, o que permite aos proprietários desfrutarem a natureza sem sair de sua moradia.
Para este projeto, o espaço arquitetônico e o interior se consolidam como um só. Para ampliar o uso do espaço interno, o arquiteto decidiu usar o teto inclinado com a claraboia no meio da circulação, cercada pelo programa e outras características para servir tanto aos proprietários quanto aos seus gatos.
Embora a forma e o espaço sejam projetados para serem simples e diretos, cada detalhe e justaposição dos materiais é disposta harmoniosamente, o que também se torna parte da representação característica do proprietário. O uso de materiais translúcidos, incluindo um muro de blocos de vidros e uma telha translúcida para o beiral, ajudam a reduzir a solidez da massa sem privar o habitante da privacidade. Além disso, com algumas claraboias no teto para iluminar o espaço interior durante o dia, a conexão é mantida com o entorno.