-
Arquitetos: Diego Cherbenco, Gustavo Robinsohn
- Área: 750 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Albano García
-
Fabricantes: ALUAR ALUMINIOS, FV, Horcrisa, Quadri, Roca, Vite
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em um lote profundo de meio quadra e uma largura típica de 8,66 metros, o edifício está distribuído em dois blocos que estabelecem relação com um pátio ajardinado de dimensões máximas que confere a todas as unidades os benefícios da iluminação em duas fachadas e da ventilação cruzada.
No pátio, entre árvores e vegetação diversa, a escada, as passarelas abertas, a estrutura do elevador e uma laje que forma uma área comum no primeiro andar estão dispostas como elementos soltos.
Duas unidades duplex ocupam o térreo, além de uma loja orientada em direção à rua e alguns carros estacionados na empena limite do lado esquerdo.
O 2º e 3º pavimentos com unidades divisíveis concentram os acessos às unidades, cozinhas, banheiros e varandas na faixa central de cada bloco, em uma laje baixa que resolve o desenvolvimento das vias horizontais da instalação sanitária e, ao mesmo tempo, define uma escala espacial menor nesses locais, desobstruindo as áreas de estar e dormitórios como espaços limpos e unitários.
Na dobra simples de sua laje, arma as vigas em uma única. As unidades do 4º andar se expandem suas varandas privadas e coberturas.
A estrutura das paredes frontal e posterior é resolvida com vigas invertidas que, como guarda-corpos, capturam a luz que entra entre empenas cegas. As vigas de concreto aparente são utilizadas para fechar a caixilharia de alumínio e paredes revestidas com perfis "pente"brancos.
O concreto é texturizado, com placas de madeira verticais na frente e no centroda quadra, e liso dentro do pátio com painéis fenólicos melamínicos. Uma volumetria majoritariamente sólida no exterior, com aberturas controladas e superfícies envidraçadas pontuais, o que evita perdas de energia e superexposição solar.