-
Arquitetos: UDG. Atelier Alpha
- Área: 4 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:SIMON, Arch-Exist
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Torre Panda foi projetada pela UDG Atelier Alpha para o novo campus da Base de Pesquisa de Criação de Pandas Gigantes de Chengdu. O local é um novo marco cultural que combina observação, exposição e turismo. Além disso, é um trabalho que celebra a combinação da natureza e da tecnologia.
A inspiração para a Torre Panda vem dos brotos de bambu. Amplamente distribuídos na região de Sichuan-Chongqing, os brotos de bambu não são apenas a comida favorita do Panda Gigante, mas também são considerados um dos ingredientes alimentares mais populares na culinária de Sichuan.
A estrutura principal da torre tem onze pavimentos. Uma ampla plataforma de observação voltada para a área central de visualização do parque de conservação foi posicionada em cada pavimento. Sem cortinas nem grades, as lajes e os contrafortes são expostos honestamente.
O corpo principal da torre é composto por lajes e unidades estruturais em arco. A inspiração são as pétalas da flor do hibisco, a flor da cidade de Chengdu. O número de lajes diminui em uma progressão aritmética da base da torre até o topo. Visto do pátio central, o espaço demonstra a beleza da matemática.
A parte superior do sistema de cortinas de vidro da Torre Panda possui um sistema mecânico que abre as unidades da fachada de acordo com ângulos e velocidade programados em dias especiais, como o nascimento de novos bebês de pandas-gigantes, o retorno dos pandas de instalações ultramarinas, e feriados, e festivais importantes. A abertura da fachada se assemelha ao brotar de um broto de bambu. A interação com os visitantes é ecologicamente correta e utiliza energia limpa.
A Torre Panda é completamente automatizada. Todos os elementos arquitetônicos estão correlacionados através das restrições na definição do grasshopper. As restrições geométricas definem o espaço, as restrições mecânicas limitam os componentes estruturais, e a dinâmica controla o dispositivo retrátil. Este rigoroso sistema de restrições matemáticas é o gene mais importante do projeto, bem como a base da estética do espaço resultante.