-
Arquitetos: Fragmentos
- Área: 325 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Lourenço Teixeira de Abreu
-
Fabricantes: Azulima, Fermob, Gonçalo Belmonte
Descrição enviada pela equipe de projeto. A uma curta distância do Oceano Atlântico, o silêncio perdura nesta vila rural. A envolvente é caracterizada por um extenso pinhal e por algumas construções dispersas de pequena escala. À medida que nos aproximamos, o declive e os elementos naturais impedem qualquer vista para o lote.
De tons terra, a transição entre a construção e a paisagem faz-se de forma harmoniosa, oferecendo conforto e privilegiando a natureza. A construção é composta por um volume único de cobertura plana, ao qual é retirada uma massa que dá origem a um pátio central, em torno do qual se desenvolve toda a habitação. A disposição e arranjo deste volume permitem criar espaços exteriores com maior privacidade e espaços interiores com diferentes relações com a envolvente.
No interior, o programa organiza-se desde o Norte, onde se encontra o acesso ao pátio central que proporciona uma relação visual entre os diversos locais da casa. A ala direita é composta pelas áreas sociais, realçadas por grandes planos envidraçados que se debruçam sobre o terraço e piscina. No núcleo central e esquerdo são desenhadas cinco suítes, duas delas independentes mas todas com uma forte relação com a área envolvente.
A cobertura projeta-se com diferentes comprimentos consoante a orientação solar, prolongando o interior da habitação para espaços exteriores cobertos por pérgulas. Percursos em sulipas de madeira dirigem-nos para a piscina que, desenhada sobre um anfiteatro natural, tira partido da exposição solar e nos convida a refletir sobre a relação visual entre o espaço e a paisagem.