-
Arquitetos: Gets Architects
- Área: 880 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Fernando Gomulya
-
Fabricantes: Lutron, JUNG, Toto, Villeroy & Boch
Descrição enviada pela equipe de projeto. A concepção da Casa Golf começou com um corte transversal para privilegiar a vista para o campo de golfe e a incidência da luz natural. O corte cria uma interrupção nítida entre os volumes superiores, o que confronta e enquadra a paisagem exuberante do campo de golfe do outro lado da casa e o Monte Salak à distância. O terreno em Bogor é escolhido pelo proprietário para relembrar as memórias afetivas de sua casa onde passou a infância, na Arábia Saudita. O campo de golfe em certos aspectos retoma a paisagem desértica de dunas: tem uma forma semelhante, embora em tons diferentes. O local ideal para projetar e construir um espaço para descansar.
Design cauteloso - A materialidade da casa é única em todo o volume superior e, como tal, a grande caixa com aberturas feitas em corte a laser parece estar flutuando sobre um volume de vidro. Embora o proprietário seja da Arábia Saudita, ele não quer que a casa tenha qualquer elemento que invoque a cultura saudita. Assim, a caixa perfurada expressa um padrão de uma casa moderna e versátil.
A chegada à Casa Golf por uma rampa aberta – localizada no lado direito da casa – é isolada pelo volume recortado acima. A combinação desses painéis de alumínio para proteção solar resulta em uma espécie de túnel. Ele protege a entrada principal da luz solar na maior parte do dia, principalmente por conta da orientação da casa para o leste. Assim, cria-se efeitos surpreendentes de luz. Além disso, acaba funcionando também para barrar as fortes gotas de chuva: uma característica única desta casa.
Pensando nos clientes que pretendem envelhecer confortavelmente nesta casa, criou-se uma rampa e um elevador foi previsto. Portanto, a rampa deve criar uma atmosfera de entrada digna ao caminhar por ela. Há incerteza sobre a interioridade do espaço externo, pois o proprietário que gosta da chuva não quer que os elementos vazados sejam protegidos por uma cobertura de vidro. Ele até se pergunta por que os indonésios não gostam de chuva.
A hierarquia do espaço - Projetado para um casal com dois filhos, este santuário moderno consiste em uma casa aconchegante e íntima como um espaço acolhedor para sua família numerosa. Portanto, no espaço interno, há uma hierarquia que divide os diferentes níveis de privacidade em cada pavimento: semiprivado no térreo, o privado no segundo pavimento e público no primeiro.
Na sala de estar do segundo andar – que continua até o deck de madeira e o jardim na cobertura – a porta de correr de vidro pode ser totalmente aberta; diluindo a divisão entre as áreas internas e externas para manter uma atmosfera de refúgio entre os espaços. A composição especial das áreas ajardinadas que se complementam com o telhado de vidro também é usada para permitir que a luz natural chegue na garagem abaixo. O volume cortado a laser aparece no interior através do teto da sala de estar. Também se cria a impressão de que a caixa vazada penetra o interior da casa pela sala de estar. Esta, por sua vez, tem uma conexão direta com a sala de jantar adjacente, que também se conecta visualmente com a vegetação externa. No entanto, há uma divisão visual dos espaços por um elegante armário com iluminação zenital.
No primeiro pavimento, há um oásis ao ar livre de 1.150 m². Neste espaço, a parede de pedra, deck de madeira, grande vazio coberto com pérgola de alumínio cortado a laser, espelho d'água e árvores se combinam e expandem a área multiuso e os quartos dos hóspedes. Esses espaços são cuidadosamente personalizados com nichos de decks de madeira personalizados e áreas de estar para lembranças da família estendida reunidas ao longo da vida. Além disso, há um local especial que pode ser utilizado como uma varanda que possibilita observar o nível abaixo. Ele foi criado para que seja possível interagir com o primeiro andar para o proprietário poder se comunicar com as pessoas sem precisar reunir toda a família.
As varandas - do quarto principal e da sala da família - são criadas a partir da justaposição de elementos operáveis e flexíveis, podendo ser fechados ou abertos através do painel operável de alumínio. A pedra lapidada, o mármore cinza e a madeira incorporam a preferência do proprietário que não gosta de elementos decorativos. Como o cliente disse “para mim, a ornamentação no design não é o principal porque é de natureza decorativa. O mais importante é o valor e o sentido do espaço próprio.”