-
Arquitetos: Austin Maynard Architects
- Área: 3225 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Derek Swalwell, Maitreya Chandorkar
-
Fabricantes: Abey, Alspec, Ambiance Lumiere, Beacon Lighting, CSR, Caroma, Clipsal, Colorbond, Cora, Dulux, Earp Brothers, Fantech, Fisher & Paykel, Lysaght, National Masonry, OzMist, Pearl & Ash, Shade Factor, Smart BBQ, Sussex Taps, +2
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este edifício é resultado de clientes, funcionários e aliados da história de Austin Maynard Architect colocando seu próprio investimento em risco para criar lares focados na comunidade que sejam equitativos, éticos, econômicos, robustos e resilientes diante da crescente crise climática. Este projeto adota uma abordagem revolucionária para a habitação e oferece apartamentos bem desenhados e de qualidade, que são ambiental, social e financeiramente sustentáveis.
Abordando as principais iniciativas de Design Ecologicamente Sustentável (ESD) em projeto e operações, este edifício livre de combustível fóssil reduz o impacto ambiental de longo prazo, reduz os custos de funcionamento e tem uma classificação média NatHERS de 8,1 estrelas.
O complexo é composto por 20 apartamentos no total, uma mistura de 2 e 3 quartos, com 55 vagas para bicicletas e 3 espaços comerciais no nível do solo. Concebido como "proprietário-ocupante", este edifício é a re-imaginação da antiga vida suburbana no centro da cidade, onde fileiras de casas de trabalhadores geravam e nutriam uma comunidade próxima. Não são apartamentos, são casas com terraço, empilhadas em seis andares.
Localizado na Sydney Road, Brunswick, o projeto está situado em um quarteirão estreito e comprido (10m x 57m). Pequenos prédios de apartamentos típicos do centro da cidade não podem ser dispostos em um quarteirão desse tamanho sem que as unidades estejam voltadas para dentro, umas para as outras, criando ambientes muitas vezes inóspitos. Acreditamos que as casas deveriam ter uma relação com o exterior, com os arredores, com o céu, não em frente uma para a outra. A resposta a esta implantação única levou à apartamentos generosos e à oportunidade de imitar as plantas tradicionais das casas com terraço. Casas com vista externa, varanda frontal, estúdio e quintal compartilhado na cobertura.
Em junho de 2016, cinco anos antes do início da construção do edifício, foi realizada uma pesquisa com potenciais compradores. A pesquisa envolveu moradores desde o início, que formaram a comunidade "edifício terraço" enquanto o projeto estava sendo criado e que agora formaram seu próprio bairro. Os resultados da pesquisa foram materializados no projeto, incluindo elementos como a cobertura compartilhada, lavanderia comunitária, estacionamento para bicicletas e vagas para carros.
Uma casa com terraço, como tipologia, é uma forma eficiente de habitação independente. Com unidades de até 130m2, este projeto oferece apartamentos grandes em relação a outros, e são altamente eficientes em relação às casas independentes. A casa australiana média tem 233m2 e é tipicamente mal projetada, de difícil manutenção, insustentável e ineficiente no uso de espaço e energia. Este edifício preenche uma lacuna muito necessária no mercado imobiliário. Grande o suficiente para famílias, com recursos compartilhados e gerando uma comunidade em um bairro amigável.
A forma das fachadas é uma resposta direta ao rico e diversificado patrimônio construído de Brunswick. A região tem muitos exemplos da arquitetura mediterrânea-australiana do pós-guerra, edifícios industriais e grandes fachadas de lojas vitorianas. Este edifício os empresta do contexto de forma respeitosa e lúdica. Uma interpretação moderna do entorno, com tijolos reciclados e altos arcos tubulares de aço que refletem o passado industrial de Brunswick.