-
Arquitetos: Daxing Jizi Design
- Área: 270 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Chao Zhang, Dalian Zhang, Wei Chen
Descrição enviada pela equipe de projeto. A partir do tema curatorial Searching the Glow of Future (em português, "Buscando o Brilho do Futuro"), Glow Shenzhen 2021 busca integrar a arte luminosa à vida urbana e desencadear a vitalidade do espaço público das cidades. Daxing Jizi foi convidado a expor sua instalação, "Pavilhão Dream Glow", no Centro Shenzhen Universiade, na seção Longgang do Glow Shenzhen. O Centro Universiade tem cerca de 990 metros de largura de leste a oeste e 1050 metros de comprimento de norte a sul, cobrindo uma área de 520.000 m². Ele destina seu espaço principal a instalações de ginástica e lazer para os residentes dos arredores. Durante nossa pesquisa, descobrimos que há poucas estruturas de pequena escala para o público relaxar, de modo que a incorporação de um pequeno espaço agradável no centro tornou-se nossa intenção inicial do projeto.
Optamos por implantar a instalação na área verde central do Centro Universiade. Embora essa área não tenha sido especificamente projetada para o lazer, os cidadãos se apropriaram dela como um pequeno parque. Com bom tempo, eles trazem toalhas para piqueniques na grama, e as crianças brincam na encosta. Nosso objetivo é servir ao público através da obra, adicionar alguma diversão para as crianças brincando nas proximidades e criar um lugar aconchegante para as pessoas que passeiam à noite. O projeto também pode servir enquanto espaço para pequenos eventos como oficinas, saraus e mercados criativos durante a exposição.
Abertura total. Para melhor integrar a instalação na vida de lazer do público, projetamos um espaço aberto de 360 graus no qual um conjunto de 12 luzes semicirculares coloridas envolve a parte superior. Através de uma gestão meticulosa da diferença de elevação, conectamos o piso dos pavilhões com a área gramada de forma suave, de modo que os cidadãos que estiverem usando o espaço de jardim possam facilmente alcançar o interior da instalação. O conjunto de pavilhões cria um foco de atenção na área verde central. Após o anoitecer, atrai pessoas de todos os lugares para descansar e aproveitar o espaço, como um farol. Os pavilhões assumem uma forma aberta com uma rampa acessível em um dos lados.
Cogumelos e Lanternas Chinesas. Nos inspiramos na estrutura das lanternas tradicionais chinesas para a forma dos pavilhões. Após um estudo minucioso, tomamos emprestada a estrutura das lanternas tradicionais de bambu e aplicamos as cinco cores tradicionais chinesas de turquesa, amarelo claro, vermelho-violeta, vermelho tangerina e preto no projeto. A ideia era que os belos pavilhões redondos evocassem nossas queridas lanternas tradicionais chinesas e possuíssem o maravilhoso apelo de criaturas encantadoras na natureza por se assemelharem a cogumelos selvagens quando vistos de um determinado ângulo. As cúpulas dos pavilhões são envoltas em filmes coloridos, translúcidos e mate. A intenção era que o material tivesse uma textura semelhante a papel e que permitisse a penetração da luz, e sua natureza impermeável também faz dos pavilhões um abrigo temporário para dias de chuva. Durante o dia, o material amortece parte da luz solar, garantindo o conforto do espaço sob os pavilhões; após o pôr-do-sol, os pavilhões iluminados emitem uma luz suave e colorida, tornando-os um espaço público proeminente à noite. Os pavilhões proporcionam um lugar para os cidadãos interagirem com a luz e a natureza, um espaço de descanso e relaxamento meditativo, assim como um local natural para pequenos eventos. Nos dias de inverno com sol quente, as pessoas vêm aos pavilhões para passar um tempo tranquilo e agradável.
Espaço para contato social presencial. À medida que as redes sociais invadem nossa vida urbana, espaços virtuais e informações fragmentadas nos mantêm fechados em nossas salas, enquanto as coisas que nos conectam e nos aproximam vão aos poucos se desvanecendo em insignificância. Através do trabalho, esperamos apresentar uma compreensão multifacetada de como percebemos a realidade e a natureza e encorajar as pessoas a experimentar a vida real não apenas com seus olhos, mas com seus corpos e mentes. Esperamos que as pessoas tirem brevemente sua atenção dos dispositivos digitais e venham aos pavilhões para desfrutar das sutis mudanças de luz e sombra criadas pelos pavilhões e pelas árvores ao redor, bem como para observar o ambiente encantador e as crianças brincando. Tomando a relação entre o homem e a natureza como ponto de entrada, a instalação proporciona um espaço para o contato social presencial que procura examinar, explorar e fortalecer nosso futuro comum.