-
Arquitetos: Studio Archaos
- Área: 225 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Bosnic+Dorotic
-
Fabricantes: ACB Iluminación, Adimax Astor, Bravarija Botica, Ikea, Miocen
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Rogač está situada na cidade de Vis, na ilha de mesmo nome. Construída em um terreno íngreme, com vista para o porto de Vis e centro histórico, a casa é cercada por inúmeras alfarrobeiras centenárias - daí o nome (Alfarroba - Rogač). Seu traçado é organizado em direção à vista de uma baía idílica e do mar. A estrutura monolítica arquetípica, feita de pedra esculpida rusticamente, sobe da encosta íngreme e exuberante vegetação, enquanto a forma da casa ecoa a forma da torre vizinha.
A disposição das aberturas na fachada é resultado da cuidadosa gradação de diferentes vistas e níveis de privacidade. A forma lúdica das menores aberturas profundas das janelas evoca a sensação de um abrigo cavernoso enquanto as aberturas maiores, contínuas com os terraços e varandas, atuam como molduras para vistas panorâmicas espetaculares.
A autêntica pedra Vis foi utilizada para a construção da casa. A pedra está em sinergia com os blocos e superfícies de concreto que compõem os terraços, a varanda, a ponte para a entrada da casa, os caminhos, a galeria principal e a cobertura. As superfícies foram concebidas para se projetarem para fora da estrutura de pedra da casa, como se fossem pontes interrompidas. A materialidade escolhida preserva a memória da tradição local, em uma simbiose entre o arcaico (pedra) e o contemporâneo (concreto). A casa como um fragmento honra as relações formais e construtivas com o centro histórico da cidade.
Em seu lado sul, o terreno de construção faz limite com uma estrada pavimentada. Devido à inclinação excepcional do terreno, combinada com os regulamentos de construção que exigem que uma casa fique a uma certa distância da estrada, uma ponte de concreto foi construída como a única entrada para a casa. Esta fachada sul, de frente para a estrada, está completamente vazia, reduzida em sua estrutura a apenas duas aberturas: a entrada principal da casa, destacada pela ponte, e outra, lateral, acentuada pela longa escada externa esculpida no terreno íngreme.
O pavimento superior da casa é quase totalmente ocupado pela suíte principal. O quarto se abre para um terraço na cobetura que, protegido de todos os lados por paredes elevadas, oferece uma vista única de Vis e das ilhas Dalmácias. Uma escada leva a dois quartos, cada um com seu próprio banheiro e varanda privativa. Outra escada leva mais abaixo para a sala comum.
O espaço fechado sob a escada esconde um banheiro e um depósito embutidos enquanto a cozinha aberta, a sala de estar e de jantar dão acesso ao espaçoso terraço, o ponto central das atividades de verão. O terraço, que conta com vegetação abundante, faz uso das sombras que a casa proporciona. O pavimento inferior da casa inclui uma adega e abre-se para uma cozinha de verão sombreada colocada sob a laje do terraço do piso superior. O espaço se torna um terraço de jardim íntimo, junto a uma piscina de concreto monolítica rodeada pelas exuberantes alfarrobeiras que também servem de plano de fundo, escondendo o terraço de fora.