-
Arquitetos: Burdifilek
- Área: 887 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Yongjoon Choi
-
Fabricantes: Nspace
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em celebração do seu 50º aniversário, o Grupo Hyundai Department Store abriu a sua maior loja em Seul. A Hyundai Seoul faz parte de um complexo misto que combina negócios, compras e lazer num único destino. A intenção do cliente era moldar a história, redefinindo o futuro das vendas. A visão era fundir arquitetura grandiosa, design contemporâneo inovador e visualmente estimulante e tecnologia para inspirar e contribuir para a sociedade, proporcionando experiências memoráveis para os seus clientes.
A BURDIFILEK foi encarregada de conceber três andares incluindo um átrio Zen. A arquitetura apresentou muitas oportunidades com lajes expansivas e múltiplos vazios. Os projetistas aproveitaram a ocasião para conceber um cinto verde que envolveria os espaços e daria continuidade à temática geral de bem-estar e tranquilidade. As inspirações vieram das grandes praças e da abundante natureza envolvente de Seul.
A filosofia era trazer o exterior para dentro através da concepção de ambientes em todos os andares direcionados a uma população específica com um ponto de vista completamente diferente, enquanto evocava a natureza de várias formas. A uniformidade foi criada referenciando a natureza através da materialidade e elementos escultóricos, oferecendo a experiência física de maravilhar-se e explorar como se andasse por um jardim escultórico.
A viagem começa com uma sensação auditiva de uma cachoeira em cascata de 12 metros de altura concebida por BURDIFILEK, desafiando a gravidade. Instalada de forma proeminente no átrio principal, a cascata escultórica apresenta ilhas flutuantes com vegetação e assentos que se estendem a partir das suas formas fluidas. O conceito natural segue através de pranchas refletoras que imitam padrões de água tranquila ao longo das margens do teto, criando o efeito de olhar para cima de uma lagoa refletora. A sensação geral é de tranquilidade e paz, e uma grande pausa depois de uma sessão de compras.
O segundo andar aloja a moda feminina de luxo definida por uma elegância atemporal e luxuosa. Ancorado por formas icônicas, com ênfase em texturas e tonalidade escultórica, este pavimento oferece uma atmosfera de galeria. A utilização de iluminação indireta suave acentua as formas fluidas do teto para exalar uma qualidade etérea. Pingentes personalizados com detalhes refinados elevam a sensação de leveza. A combinação de uma paleta de cores sutis e acabamentos texturizados mate com camadas de reflexividade e translucidez realçam ainda mais o ambiente.
No terceiro andar, por outro lado, a atmosfera muda e convida os convidados para outro mundo. Superando o jardim escultural, este nível adota uma abordagem mais futurista. Os elementos escultóricos são mantidos, mas expressos de uma forma mais arrojada. Sistemas de suspensão azul profundo, materialidade agressiva com ênfase em contrastes de materiais naturais e artificiais, um teto inacabado, paredes esculpidas, refletividade e uma explosão de cor definem um cenário no estilo Blade Runner, mais direcionado às marcas expostas.
Neste moderno empório de vendas, o mundo da arte, alta moda, design e natureza colidem para criar uma experiência cultural, onde os designers ofereceram algo inesperado através de vários programas e ambientes visuais contrastantes enquanto criavam um ponto de memória para os seus clientes.