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Arquitetos: Cubo Arkitekter
- Área: 1 m²
- Ano: 2021
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Fotografias:Marin Schubert
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Fabricantes: AS-Facader, AVPD Studio, BK Teknik, Bendt Brandt, Casa, Habila a/s, Kærsgaard a/s, Multi-tek, Richard Thomsen, Schmitter tore, Swedoor, Velux, Vola
Fængslet (O Presídio) — Projeto Salão Oeste. A visão do projeto para o Salão Oeste na antiga prisão estadual de 1853 não era derrubar as paredes, mas realizar uma 'operação' revitalizante do edifício, quase como uma incisão cirúrgica, para que ela se adaptasse às exigências e necessidades do presente sem descartar o passado. A prisão é um marco histórico físico com grandes perspectivas sociais e arquitetônicas, além da autenticidade e identidade no projeto, cruciais para a transformação.
A transformação da prisão surgiu a partir da necessidade de criar espaços para eventos, conferências e concertos em cenários históricos expressivos. Os projetos de retrofit na Dinamarca são geralmente em instalações industriais ultrapassadas sendo convertidas e adaptadas com um propósito cultural, onde a redução e adaptação de salas de máquinas em grande escala é o principal desafio. O desafio na FÆNGSLET é totalmente o oposto. O edifício obviamente contém muitas repetições e pequenos espaços, o que exigiu uma decomposição da massa para criar o novo grande espaço unificador — o Salão Oeste.
De modo a criar e integrar o Salão Oeste suavemente no grande edifício, a Cubo Arkitekter aproveitou um desafio de engenharia bastante audacioso; ao reduzir e remover totalmente dois andares existentes, configurando um espaço para inserção de uma "caixa", que conecta o grande pátio da prisão com o pátio interno. O pátio interno foi coberto com um teto de vidro sendo fundido com o espaço aberto embaixo da ala oeste para formar o Salão Oeste. O rebaixamento da ala oeste é inigualável, pois a arquitetura adicionada também parece intransigente e minimalista. Uma expressão simples e espartana é buscada no projeto, que é tudo menos simples. O projeto une arquitetura com engenharia avançada, e a conexão significativa com a prisão histórica, faz com que a composição se destaque como uma arquitetura contemporânea internacional de última geração.
A prisão é aberta. A narrativa central da FÆNGSLET é a própria experiência carcerária, mas a história não é apenas sobre espaços fechados e existência isolada. A Prisão Estadual de Horsens foi construída com base na crença de que alguém poderia redimir-se de seu crime e era possível ressocializar o prisioneiro de volta à vida normal. Desta forma, a construção também precisa de esperança; a luz em contraste com a escuridão, o aberto em contraste com o fechado. O novo Salão Oeste representa estes contrastes e simboliza abertura, luz — e finalmente liberdade.
Em 2006 os portões se fecharam atrás do último prisioneiro e desde 2012 o pátio da prisão tem sido utilizado para concertos e outros eventos. Para atender à logística e às regulamentações de emergência, foram configuradas aberturas na parede da construção e inseridos portões de aço maciço. Os portões estão agora cobertos por uma pátina vermelha e enferrujada que se mistura naturalmente com as velhas paredes de tijolos. O novo Salão Oeste abre o edifício de maneira semelhante, com aço vermelho-ferrugem cobrindo os buracos onde necessário. O Salão Oeste é uma sala de eventos flexível que pode ser dividida em três salas menores: O Pátio Interno, o Grande Salão e o Pequeno Salão. Os salões são flexíveis para uso individual, e se conectam em várias combinações. O enorme pedestal de concreto que se projeta no pátio da prisão é uma extensão natural do piso de concreto polido e areado interno e cria uma grande área cênica, útil para eventos ao ar livre durante o verão.
Limites, portões e transições. Abrir a prisão tem tudo a ver com fronteiras — sobre o interior e o exterior, e sobre espaços, definidos pelas hierarquias da arquitetura, criando experiências extraordinárias para os visitantes. O termo "Portão" é crucial ao descrever as características da FÆNGSLET, com a entrada principal verde como um marco simbólico. Os portões periféricos de ferro enferrujado patinado e os tijolos amarelos claros criam uma certa vibração, endossada pelo aço como um material distinto nas portas pesadas, grades, grelhas, etc. A combinação desta racionalidade fria e a "decadente" pátina refere-se ao passado de uma forma moderna e funcional. Os portões de aço são usados em várias soluções flexíveis em torno do FÆNGSLET, sendo um deles basculante voltado para o pátio ao sul. Ao abrir estes portões à noite, quando o sol se põe, os materiais brutos no Salão Oeste são banhados por raios de sol alaranjados — um cenário bastante surpreendente para um jantar antes de uma conferência.
O céu sobre o salão oeste. A cobertura do pátio é baseada no desejo de um espaço funcionalmente flexível onde a sensação de estar em um espaço ao ar livre é preservada. Um céu brilhante com nuvens artificiais, cobre o pátio e funciona como uma tela flexível de proteção solar. O teto semitransparente leve deixa entrar a luz do norte e protege a luz brilhante do sul. Em frente às paredes do fundo do pátio, grandes tapetes estão pendurados na cobertura. Os tapetes têm uma função acústica importante, abafando e diminuindo o som do ambiente duro e refletor. Os tapetes atraem visualmente o céu para o pátio, enquanto os portões basculantes puxam o aço patinado, deixam a luz entrar e criam uma sensação de liberdade sobre o confinamento e o aprisionamento.