![A voz do Mar / Ressano Garcia - Fotografia de Exterior, Costa](https://images.adsttc.com/media/images/6257/4d49/3e4b/31c8/7d00/0008/newsletter/5_-_Vista_Principal_-_RESSANO_GARCIA_ARQUITECTOS.jpg?1649888576)
-
Arquitetos: Ressano Garcia
- Área: 327 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Ressano Garcia Arquitectos, Daniel Malhão, Vasco Célio, A Terceira Dimensão
![A voz do Mar / Ressano Garcia - Fotografia de Exterior, Costa](https://images.adsttc.com/media/images/6257/4d39/3e4b/3155/9f00/0022/newsletter/3_-_Vista_Geral_-_RESSANO_GARCIA_ARQUITECTOS.jpg?1649888558)
Descrição enviada pela equipe de projeto. A voz do Mar é uma câmara de som instalada no topo de uma falha geológica e acionada pela maré.
![A voz do Mar / Ressano Garcia - Fotografia de Exterior](https://images.adsttc.com/media/images/6257/4d4d/3e4b/3155/9f00/0024/newsletter/6_-_Vista_de_Alçado_-_RESSANO_GARCIA_ARQUITECTOSRESSANO_GARCIA_ARQUITECTOS.jpg?1649888579)
Construída em Sagres no Algarve, Portugal, trata-se de uma paisagem muito dramática onde o terreno termina abruptamente esculpido pelo Oceano Atlântico. Este território é um local sensível com grandes constrangimentos a nível ambiental.
![A voz do Mar / Ressano Garcia - Imagem 17 de 21](https://images.adsttc.com/media/images/6257/4cc7/3e4b/3155/9f00/001e/newsletter/5_-_Corte_Geral.jpg?1649888447)
O projecto da instalação efémera, realizado em 2010, é da autoria do arquitecto Pancho Guedes (nascido em 1925) comissariado pelo arquitectos Pedro Ressano Garcia. Mais tarde, em 2015, o projecto de reabilitação é levada a cabo pelo Atelier Ressano Garcia Arquitectos.
![A voz do Mar / Ressano Garcia - Fotografia de Exterior](https://images.adsttc.com/media/images/6257/4d83/3e4b/31c8/7d00/000c/medium_jpg/9_-_Interior_-_RESSANO_GARCIA_ARQUITECTOS.jpg?1649888628)
A intervenção em Sagres não obedece a uma categoria regular de uma determinada disciplina. É um edifício arquitetónico, uma intervenção paisagística no território ou uma obra de arte em formato de land art? É difícil classificar como um ou outro, porém possui quatro anéis centrados a partir da cavidade, o primeiro anel na parte externa, contém longos corredores curvos de altura variável e ajustada às rochas existentes no terreno, as fundações parecem pertencer e fundir-se com a paisagem. As paredes sobem gradualmente, em cada anel, mais apertadas e próximas ao centro. O círculo interno atua como uma câmara de ressonância. No seu percurso existem várias formas de chegar ao centro que é o destino final porque, como explica Pancho Guedes, “o labirinto é como a própria vida, pode-se perder algum tempo, mas acaba-se sempre por lá chegar”.
![A voz do Mar / Ressano Garcia - Imagem 5 de 21](https://images.adsttc.com/media/images/6257/4d94/3e4b/31c8/7d00/000e/newsletter/11_-_Núcleo_da_Instalação_-_RESSANO_GARCIA_ARQUITECTOS.jpg?1649888649)
![A voz do Mar / Ressano Garcia - Fotografia de Interiores, Janela](https://images.adsttc.com/media/images/6257/4da3/3e4b/31c8/7d00/0010/medium_jpg/12_-_Detalhe_Núcleo_interior_-_Vasco_Célio.jpg?1649888661)
O visitante caminha antes de chegar ao círculo interno, onde a sensação do movimento das ondas preenche o espaço da câmara central criando uma ressonância intensa. O buraco na terra é uma falha geológica natural que se conecta com o oceano localizado a mais de 100 metros abaixo da instalação. A câmara sonora transmite a sensação das ondas pois é possível ouvir o seu som, podendo ser interpretado como um chamamento do mar.
![A voz do Mar / Ressano Garcia - Fotografia de Exterior](https://images.adsttc.com/media/images/6257/4d5e/3e4b/3155/9f00/0026/newsletter/7_-_detalhe_fachada_-_RESSANO_GARCIA_ARQUITECTOS.jpg?1649888596)
![A voz do Mar / Ressano Garcia - Imagem 16 de 21](https://images.adsttc.com/media/images/6257/4cb0/3e4b/3155/9f00/001c/newsletter/1_-_Esquema_métrica.jpg?1649888420)
![A voz do Mar / Ressano Garcia - Fotografia de Exterior](https://images.adsttc.com/media/images/6257/4d5f/3e4b/31c8/7d00/000a/newsletter/8_-_Detalhe_paredes_-_RESSANO_GARCIA_ARQUITECTOS.jpg?1649888597)
![A voz do Mar / Ressano Garcia - Imagem 18 de 21](https://images.adsttc.com/media/images/6257/4cbe/3e4b/3155/9f00/001d/newsletter/4_-_Corte.jpg?1649888438)
![A voz do Mar / Ressano Garcia - Imagem 12 de 21](https://images.adsttc.com/media/images/6257/4d8f/3e4b/3155/9f00/0028/medium_jpg/10_-_Pormenor_interior_-_RESSANO_GARCIA_ARQUITECTOS.jpg?1649888638)
As paredes circulares repousam sobre lintéis de fundações exteriores que tentam reproduzir a mesma textura e cor da pedra local com betão e tirando partido da plasticidade da cofragem. Os caminhos entre as paredes mantêm um carácter permeável que cria um pavimento que não é liso mas valoriza a vibração e a superfície difícil da rocha. A entrada virada a sul, no lado oposto do percurso, é uma entrada escondida. Ao sair dos corredores do labirinto o visitante contempla a superfície do oceano espalhada em todas as direções. Esta não é a última experiência proporcionada pelo edifício, quando olhamos de longe, a intervenção apresenta a imagem de uma arquitetura elementar mas difícil de datar. Para alguns, parece um monumento neolítico, para outros também pode ser entendido como um desenho futurista feito para o próximo século.
![A voz do Mar / Ressano Garcia - Fotografia de Exterior, Costa](https://images.adsttc.com/media/images/6257/4d3a/3e4b/31c8/7d00/0006/newsletter/4_-_Acesso_-_RESSANO_GARCIA_ARQUITECTOS.jpg?1649888560)
O título “Voz do Mar” contém uma metáfora e guarda, simultaneamente, uma analogia. A designação do som produzido pelo movimento das ondas como “voz” assume uma capacidade humana que proporciona uma metáfora visto que o mar não tem voz.
![A voz do Mar / Ressano Garcia - Fotografia de Exterior, Costa](https://images.adsttc.com/media/images/6257/4d2a/3e4b/31c8/7d00/0004/newsletter/1__Vista_Aeria_-_RESSANO_GARCIA_ARQUITECTOS.jpg?1649888544)