-
Arquitetos: AGENdA Agencia de Arquitectura +, Dellekamp Schleich
- Área: 450 m²
- Ano: 2020
-
Fabricantes: Cemex, Ladrillera Mecanizada
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em Jojutla, Morelos, México, o terremoto de 19 de setembro de 2017 deixou mais de 2.600 casas destruídas e quase toda sua infraestrutura pública, como escolas, praças e a igreja central, ficou em ruínas. A nossa equipe foi responsável pela reconstrução do Santuário do Senhor de Tula, um centro de culto patrimonial com mais de cinco séculos de história.
O projeto foi desenvolvido a partir de uma grande cobertura de abóbadas de tijolos, sustentada por uma estrutura de concreto moldado in loco. A estrutura é resolvida a partir de um arco estrutural de cada lado que se apoia apenas nos cantos. Esta solução permite a passagem de ar e a entrada de luz desejável para as cerimônias, evitando assim a utilização de sistemas mecânicos de climatização e o consumo excessivo de energia elétrica na iluminação artificial.
A planta é compreendida a partir da tipologia clássica da basílica em cruz, mas ao mesmo tempo buscamos redefini-la através do corte. O escalonamento do piso do átrio para o altar produz um lento distanciamento do mundo exterior, que permite construir uma relação de privacidade e reclusão sem perder o contato com o espaço tropical dos jardins e da natureza. Desta forma, o espaço retoma a tipologia da capela aberta e permite a produção de um espaço limiar, entre o interior e o exterior, com limites indefinidos que, na sua ambiguidade, permite a ocupação, a multiplicidade de usos e sobretudo a certeza de ser a casa de todos.