-
Arquitetos: R3C Diseño y Construcción
- Área: 980 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Bicubik
-
Fabricantes: FV, Graiman, LSD
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado em Cumbayá, em um bairro que sofreu uma grande expansão demográfica devido ao crescimento da cidade em direção aos vales. O lote tem uma inclinação acentuada e está situado em uma região suburbana em desenvolvimento. Por conta disso, optamos por dividir o projeto em dois blocos, separados por um espaço aberto intermediário que ajuda a manter a ideia de habitação isolada. Três plataformas foram geradas em diferentes níveis que acompanham a topografia natural do terreno. Nas plataformas frontal e posterior foram colocados os blocos habitáveis, enquanto a plataforma intermediária abriga a circulação vertical e os jardins comuns, que geram uma dilatação entre os dois blocos e criam um vazio que articula todo o projeto. Nesse vazio foi prevista uma circulação comunitária, que é completamente aberta e funciona como um espaço de estar e de encontro.
No terraço do bloco frontal fica uma área comum complementar que funciona como um lugar para ficar e contemplar o vale e a colina de Ilaló. As aberturas na fachada buscam principalmente o sol da manhã e a vista do vale, razão pela qual a fachada leste tem janelas de piso ao teto enquanto as demais mantêm a mesma modulação e proporção, mas são mais sólidas a fim de manter a privacidade e gerar um contraste entre elas.
O projeto inteiro foi pensado em concreto, tijolo e pedra. O concreto é utilizado em toda a estrutura principal do edifício, que é quase inteiramente composto por pórticos do material e lajes nervuradas. O tijolo funciona como o envoltório de todo o edifício, e gera textura e cor em direção à rua, tornando-se, de certa forma, a face da arquitetura. A pedra é a matéria-prima que, quando empilhada, gera a maior parte das paredes de contenção do projeto. Todos os materiais que aparecem do lado de fora foram mantidos aparentes, com sua forma e cor originais, integrando-se ao contexto e à tradição de construção local.