-
Arquitetos: Tohmestudio
- Área: 35 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:JAG Studio
-
Fabricantes: Acimco, Bath & Home, Cavanni Design, Dipac Manta, Multimarmol
"Uma grade não tem começo, meio ou fim. A grade fala através de sua lógica de extensão infinita em qualquer direção, gerando uma capacidade de dar continuidade ao que é construído, atuando como uma estrutura capaz de organizar tanto elementos pequenos e autônomos quanto grandes conjuntos". Através deste extrato da tese: SUPRA ORDEN, / THE GRID AS ELEMENTAL SUPPORT de Iñaki Harostegui, a obra OUTSIDE-INSIDE se fundamenta, principalmente, através desta estratégia que responde a alguns dos problemas atuais da arquitetura contemporânea, como a indeterminação do interior e dos limites exteriores.
O ato arquitetônico como ato construtivo do projeto propõe-se, em primeiro lugar, a completar o perímetro exterior que ladeia a casa existente através de um sistema de organização (grid) que permite um desenvolvimento essencialmente horizontal e potencialmente infinito, exprimindo uma concepção abstrata, homogênea e programaticamente indiferente, numa enorme vontade de gerar um sistema aberto, contínuo e fluido. Outside-Inside procura delimitar o novo espaço de convívio como uma extensão de uma casa familiar existente. O projeto adota uma estrutura metálica simples e sem paredes, um espaço proveitoso que é ao mesmo tempo aberto e contido: exterior-interior. Ao delimitar esse espaço no quintal existente da casa, as novas salas de estar tornam-se arquitetônicas e ocupáveis para as funções de cozinhar, jantar, visitar e conviver.
Esse sistema modular (grid) adiciona regularidade em contraste com a planta irregular da casa existente e foi projetado com a intenção de que outros módulos (estruturas em perfis) possam vir a acomodar novas funções como dormitório, armazenamento ou espaço de trabalho, que poderiam ser construídas ao redor do perímetro do quintal posterior da casa, se assim desejar ou quando o orçamento do cliente permitir. O projeto demonstra uma solução arquitetônica básica para resolver um desejo de espaço funcional adicional por meio de uma estrutura que a família pode desfrutar.