-
Arquitetos: Escala Arquitetura
- Área: 440 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:MCA Estúdio
-
Fabricantes: Decortiles
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma casa de veraneio na serra não é pode ser chamada assim se não proporcionar o descanso ideal e integração com a natureza. Junto a essa premissa dos clientes, a missão era atender a algumas necessidades com uma reforma completa: 5 suítes, sala de estar com televisão e fogão a lenha para pizzas, varandão servindo como uma segunda sala de estar aberta e uma área de piscina com churrasqueira e sauna.
O princípio em relação a casa original foi manter o corpo principal como eixo central e expandir, a partir dele, para os lados e para a frente. A ampliação frontal se deu com o prolongamento do telhado original, ajudando a criar o desenho da fachada principal. As expansões laterais foram feitas através de lajes pré moldadas com beiral feito com braços metálicos, vidro e réguas de madeira. O contraste entre o telhado tradicional de duas águas e os volumes baixos laterais marcam o que é antigo e novo.
A suíte do casal foi projetada como um bangalô desconectado da casa. Para criar esse efeito foi criada uma circulação interna com esquadrias de vidro que dão para um jardim de inverno. Um outro gesto que reforça a ideia do bangalô foi a construção solta do solo, respeitando a declividade do terreno e fazendo parecer um elemento suspenso. Nessa mesma solução, a varanda frontal traz leveza a toda a implantação da casa, mesmo em sua porção existente.
No jardim, foi criada uma escada de acesso principal curva que vai do estacionamento a varanda frontal, criando um percurso que também parece flutuar. A piscina se manteve no local original, foi toda reformada e ganhou um novo revestimento de pedra vulcânica na cor verde. Foi criado um deck que a contorna e uma área coberta para churrasco, sendo uma nova área de convivência na casa.
A parte social, composta por uma sala de estar e jantar com forno de pizza no interior, varandão e cozinha, se relaciona com a área dos quartos através de um hall interno com uma pequena escada que acompanha a topografia do terreno.
Cada intervenção na estrutura original foi pensada de forma a manter suas características e criar harmonia para a construção. Os elementos construídos foram integrados a paisagem que pouco precisou ser modificada, mantendo as características topográficas do terreno.