-
Arquitetos: Leth & Gori
- Área: 2450 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Laura Stamer
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto de habitação de apoio Stubberupgaard da LETH & GORI consiste na transformação, renovação e ampliação de um total de 44 apartamentos, com pátios e jardins, destinados a cidadãos com doenças mentais. O objetivo principal do projeto é reinterpretar o agrupamento histórico de estábulos e casas de hóspedes em um novo plano diretor que reforça as conexões espaciais entre os edifícios, pátios e jardins remanescentes, bem como as novas habitações.
A arquitetura das partes novas tem como princípio o cuidado com o registro histórico e consideração holística das características e tipologias dos edifícios existentes, com o objetivo de acrescentar novas camadas ao complexo de construções rurais. “Queríamos criar uma ‘comunidade’ de edifícios e gerar um espaço que colaborasse com o cuidado dos futuros moradores”, dizem os arquitetos Karsten Gori e Uffe Leth. A nova organização dos edifícios e suas funções apoia as interações dos vizinhos em várias escalas e um sentimento de comunidade dentro do conjunto habitacional.
As instalações que serão compartilhadas incluem uma cozinha comum com área de jantar, um café administrado pelos moradores, uma sala de ginástica e espaços de oficina. Ao transformar a habitação de dentro para fora, o projeto reconhece o potencial da “casa” como um valor central no apoio às necessidades dos moradores. Pensando nos moradores, LETH & GORI criou um espaço que aposta no uso da luz do dia, aconchego, materiais autênticos e detalhamento cuidadoso como forma de acolher os futuros moradores.
O projeto tem um propósito significativo em usar soluções sustentáveis e unir materiais elegantes e robustos que remetam à construção histórica do local. O complexo Stubberupgård surge agora como uma entidade harmoniosa, onde as diferentes tipologias, jardins e espaços criam novos pontos de encontros nos espaços exteriores e interiores.
A quantidade de luz natural foi determinante no projeto e os diferentes edifícios têm diferentes tipos de aberturas, luz natural e iluminação artificial que se conformam às diferentes necessidades e funções dos edifícios. Tudo com o objetivo de criar uma estrutura arquitetônica de cuidado e que ofereça espaços dedicados aos cidadãos com necessidades especiais.
O projeto foi realizado como parte de um acordo de parceria entre o Município de Copenhague / ByK e DSP PLUS, cujo empreiteiro principal é Jakon A/S, LETH & GORI A/S, Rørbæk og Møller Architects, EKJ Consulting Engineers AS e Schul Landscape Architects. A parceria estratégica se baseia em um novo modelo colaborativo no qual a Jakon A/S assiste o processo como cliente em todas as etapas do projeto.