-
Arquitetos: Ameller Dubois
- Área: 4300 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Guillaume Guérin
-
Fabricantes: ACOPLAN, Aircalo, Allia/Geberit, Artemide, BASF, BRUGMAN, Forbo Sarlino, Isover, JACOB DELAFON, LEGALLAIS, Laudescher, Lited, MALERBA, Mitsubishi Electric, Normbau, POLYREY, Philips, Planlicht, Regent, Soprema, +5
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta proposta abriga todos os serviços centrais e os escritórios da reitoria da Universidade de Reims Champagne Ardenne (URCA), que ficavam dispersos pelo campus antes da construção da nova sede. O novo edifício combina eficiência, flexibilidade e conforto para seus funcionários e usuários.
À frente do programa Campus 3.0 iniciado pela URCA para renovar e revitalizar as suas instalações, o edifício representa a própria instituição através de uma arquitetura forte e dinâmica, em uma cidade onde um em cada seis habitantes é estudante. Finalmente, a localização da sede desta grande instituição pública dedicada à educação em um bairro sensível é um forte símbolo dos impulsos dados para que a excelência ostentada pela universidade seja aberta a todos.
Localizada no distrito de Croix-Rouge, a sudoeste do centro histórico de Reims, a nova sede da Universidade constitui um elo fundamental na renovação urbana desta área da cidade. Este setor heterogêneo, bastante esparso, é composto principalmente por grandes conjuntos habitacionais coletivos e edifícios de grande atividade, adjacente a um autódromo. O projeto está inserido na esquina de duas ruas, tecendo uma continuidade com as instalações existentes e futuras, passando a ter um papel essencial para a transformação deste setor da cidade.
O terreno está dividido entre o volume do edifício, composto como uma forma côncava em torno de uma massa de vegetação, e um espaço livre ajardinado que se desdobra brincando com a inclinação. No térreo, a base sobre a qual o resto do nível é interrompido pelo hall se encaixa naturalmente na extremidade do edifício.
O acesso à sede é destacado pelo uso intenso de planos de vidro. O seu posicionamento, ligeiramente recuado em relação à fachada principal, e o usos de uma suave rampa dão uma distância do edifício até a rua. As áreas comuns agrupadas no térreo (hall, sala de reuniões, restaurante) estão viradas a sul, para o jardim, e abrem-se para generosos terraços ensolarados. Nos níveis superiores, os quatro andares de escritórios seguem naturalmente a forma do térreo. Os espaços são totalmente modulares, projetados para serem flexíveis e ampliáveis de acordo com as necessidades e interações entre departamentos.
Embora o aspecto resultante da composição do volume transmita uma unicidade, o tratamento do fechamento é diferenciado de acordo com a orientação e as especificidades do programa. Uma combinação de contrastes e complementaridade é implementada entre as fachadas que envolvem todo o edifício. Nas fachadas voltadas para o sul, foram adicionados brises metálicos para formar um sistema de proteção solar duplo.
Cada espaço foi cuidadosamente desenhado e posicionado. Eles modulam a luz natural para se adaptar às diferentes atividades. Na concavidade da fachada sul, uma falha interrompe o ritmo da pele dupla para dar lugar aos terraços. Estes são acessíveis em todos os pavimentos e oferecem espaços extras para os usuários do edifício socializarem e descansarem.