-
Arquitetos: Daniel Marshall Architects
- Área: 438 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Sam Hartnett
-
Fabricantes: Allco, Demden, Dimond Roofing, GIB, James Hardie, Nuralite, PC Henderson, Rosenfeld Kidson, Thermakraft
Ngatuku. Tahoraiti. Waingaro. Takutai. Ahi (Os cumes de uma colina. Uma clareira na floresta. Um riacho perdido. A costa do mar. Fogo) A colonização presenciou a queima e a limpeza da floresta nativa na baía durante o final do século XIX. Como parte da história, uma casa foi construída no local em 1905 e um rancho de barcos, erguido na década de 1970, bloqueou a foz do córrego. Havia uma grande palmeira na parte posterior do terreno enquanto o restante do ambiente era dominado por ciprestes que escureciam o vale.
Desde a construção da casa, há 111 anos, o mato voltou a formar uma pequena clareira, enquanto o local se deteriorou irremediavelmente. O cipreste de Monterey, que dominava a costa, foi removido e substituído por milhares de plantas nativas, enquanto um programa de erradicação de pragas fez com que os raros pássaros Kaka e Weka retornassem ao vale.
A densa mata nativa e o córrego existente foram recebidos com cuidadosa consideração. Em fevereiro de 2020, semanas antes da conclusão e entrega ao cliente, um incêndio acidental atingiu a casa, destruindo os dois pavilhões superiores, mas deixando os pavilhões de concreto inferiores quase intactos. A casa foi reconstruída e concluída em fevereiro de 2021.
Os clientes moravam no exterior e nos contrataram para projetar uma casa de férias que incluísse uma piscina de 20m, pois desejavam criar uma conexão de volta à sua terra natal. Nossa resposta foi orientar o comprimento do volume ao longo do cume em paralelo à costa, descendo um total de 4 níveis. Os quartos descem a colina em cascata, enquanto a edificação principal está localizada onde a antiga casa estava. O novo projeto pode ser totalmente autossuficiente, com tratamento de esgoto próprio e um sistema solar para fornecer energia.
O conceito do pavilhão de vidro foi utilizado para aproveitar as 3 condições diferentes; o litoral, o córrego e a densa mata nativa. Eles operaram simultaneamente, com espaço limitado disponível no local. Sem danificar nenhuma árvore nativa, posicionamos a piscina sob o pavilhão principal; paralela ao córrego, que criou uma área intimista e um balanço marcante de 6m para o espaço de estar acima.