-
Arquitetos: Bakpak Architects
- Área: 3580 m²
- Ano: 3580
-
Fotografías:Fernando Alda fotógrafo,
-
Fabricantes: ABB, Anicolor, Fermax, GRATHERMETHIC, Grohe, Guardian Glass, One Light, Orona Pecres, Roca, Saloni, Troll
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este novo edifício residencial está localizado no bairro Huerta Nueva, ao norte de Málaga. Uma peça que continua tipologicamente o tecido urbano existente. Um bloco compacto com quatro andares e coberturas. O edifício forma um prisma retangular paralelo à rua José Díaz Oliva e seu parque linear. Uma localização caracterizada por excelentes ligações tanto com o centro da cidade como com as saídas para a A-7.
O edifício fica em terreno irregular ao longo de todo o seu perímetro. Este fato determinará sua posição e acesso principal, formalizado com grande abertura no volume. Esta perfuração - o gesto morfológico mais marcante do projeto - busca a permeabilidade visual e física do edifício desde a rua. Uma abertura para o parque linear que corre paralelo ao seu fundo e que permite atravessar o edifício para acessar aos núcleos de comunicação de forma direta e clara. O edifício é composto por 32 habitações de tipologias T3 e T4 distribuídas por quatro pisos e um sótão e se assenta, aproveitando o desnível existente, num parque de estacionamento para 49 vagas privadas e 32 depósitos com acesso ao nível da rua. Os 4 núcleos de comunicação darão acesso às habitações à razão de 2 por cada piso.
Tipologicamente, os apartamentos terão ventilação cruzada e distribuirão os cômodos principais como salas de estar, cozinhas e quartos principais a sudoeste, enquanto os quartos secundários ficarão voltados para nordeste. Grandes terraços cobertos completarão as salas e cozinhas, brincando de serem extensões delas. Esta morfologia dos tipos oferecerá enormes vantagens climáticas que ajudarão a obter um resultado altamente eficiente em termos energéticos. Por um lado, as aberturas opostas geram correntes de convecção que equilibrarão as altas temperaturas do verão. Por outro lado, o volume compacto do edifício evitará perdas excessivas de energia nos meses mais frios.