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Arquitetos: Fagner Mendes Gava Arquitetos
- Área: 5020 m²
- Ano: 2018
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Fotografias:Celso Mellani
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Fabricantes: Blindex, Corian, Deca, DuPont Brasil, Durafloor, Duratex, Jatobá, Metadil Móveis, SAYER, Suvinil, Tarkett
Descrição enviada pela equipe de projeto. Vencedor de um concurso particular, proposto pelo cliente entre quatro escritórios de arquitetura, o projeto da escola bilíngue de ensino infantil e fundamental pertencente a rede canadense de ensino “Maple Bear”, teve como mérito e fator decisivo a sua implantação, pois o terreno possuí aproximadamente 4 metros de desnível, condição essa que possibilitou trabalhar os 5.020 m² de construção em níveis de forma escalonada. No térreo, nível mais alto do terreno e com acesso para rua, estão localizados o estacionamento rotativo interno, área de embarque e desembarque de alunos, recepção, setor administrativo e salas de aula. Pensando em promover uma circulação acessível e lúdica, foi projetada uma longa rampa e um tobogã que oferece aos alunos um acesso diferenciado e divertido entre este pavimento e o inferior.
O pavimento inferior recebeu parte das atividades recreativas que estão inseridas no pátio principal. Para esse espaço foi adotado uma cobertura metálica que conecta o refeitório às salas de aula. Um diferencial desse pavimento é que todas as salas de ensino infantil foram projetadas para ficarem voltadas para um gramado com diversas atividades e também para um anfiteatro a céu aberto, cuja arquibancada foi executada escalonada no próprio gramado. O pátio das salas de aula possui uma cobertura deslizante em estrutura metálica e vidro, que pode ser fechada em dias de chuva, permitindo que as crianças sempre tenham uma grande área livre para brincar e se movimentar. Acima das salas de aula desse pavimento foi pensada uma cobertura multiuso, pois nela tem implantado um pátio para atividades diversas, como pista de corrida, amarelinhas, rampa de escalada, entre outras. Em alusão a obra “Ralo Rato” do artista Gastão Debreix, tubos de concreto com vidro na face superior foram instalados para entrada de luz natural nas salas de aula e permitir que os alunos possam ter outro ponto de vista da própria sala.
Já no pavimento superior, foram desenhadas apenas salas de aulas e banheiros para atender a demanda do pavimento. Esse nível se destina para alunos do ensino fundamental. Um dos atributos mais marcante do projeto são os anéis de concreto que formam as janelas das salas de aula voltadas para o anfiteatro. Esses ornamentos coloridos e de tamanhos variados estão inseridas em paredes curvas, que percorrem toda a escola no pavimento inferior, dando unidade e um tom lúdico e livre. O desenho do projeto possibilitou uma construção com soluções estruturais mistas e que a obra pudesse ser executada em duas etapas. A primeira – concluída em 2018 – contemplou o ensino infantil e todas as áreas essenciais da escola, como refeitórios, pátios, cozinha e outros. A segunda – ainda em andamento - atenderá as demandas do ensino fundamental.