-
Arquitetos: ACAU Architects
- Área: 1030 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Charly Broyez
Descrição enviada pela equipe de projeto. A reabilitação das antigas Oficinas Rotativas foi orientada por um desejo de restaurar, com respeito, este patrimônio construído que reflete a história do local e da cidade, de acordo com a programação desejada pela Câmara Municipal de Verson (centro cultural, salão polivalente e espaços de associação).
O projeto proposto destina-se a oferecer intervenções com uma modernidade assertiva, sempre em linha com uma utilização dedicada. Aqui, a nova generosidade das entradas, a instalação de toldos de proteção, a criação de um pátio que liga os dois edifícios, a proposta de carpintaria anodizada com uma tonalidade iridescente ou o paisagismo são tudo "amabilidades" com a ambição de oferecer aos visitantes um projeto que seja ao mesmo tempo funcional e poético.
O rio Odon, que atravessa o terreno, a pedra de Caen, que se revela nas fachadas, as árvores altas e a igreja listada ao fundo, a lapidação do rio ou o relevo das empenas ensolaradas são todos elementos poéticos impondo uma reflexão frugal e um projeto arquitetônico respeitoso em relação ao seu entorno. A nossa responsabilidade como arquitetos compromete-nos a responder às questões ambientais contemporâneas e futuras.
A qualidade estrutural dos edifícios existentes (paredes maciças de pedra de Caen) levou-nos a propor um isolamento em concreto de cânhamo pulverizado. Este isolamento natural de origem biológica, para além das suas características de isolamento térmico, oferece numerosas vantagens que afirmam uma resposta arquitetônica e técnica ambiciosa: - Uma matéria-prima e know-how local - Respeito pelo material existente (transferências higrométricas) - Propriedades acústicas relevantes - Um material 100% "reciclável" no final da vida útil do edifício. A reabilitação das antigas Oficinas de Rotação em Verson pretende ser um projecto arquitectónico partilhado e ambicioso, ao serviço do interesse público.
Estas intervenções contemporâneas, através da sua escrita e materialidade, destinam-se a servir o patrimônio construído e a sua valorização dentro de uma paisagem notável.