-
Arquitetos: EAL + Atsushi Takano
- Área: 109 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Yosuke Harigane, Atsushi Takano
-
Fabricantes: Lixil Pro, Meiken Lamwood corp., Ridgeway
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta é uma clínica osteopática que inclui um pequeno espaço residencial em Omuta, na parte oeste do Japão. O cliente esperava um volume icônico, no bom sentido, que fosse amado pelos moradores. O orçamento era, no entanto, bastante limitado. Dessa forma, a invenção de uma composição de construção muito racional, assim como o método de construção, foram necessários para realizar o projeto.
Para cumprir tais condições, imaginou-se uma estrutura triangular utilizando uma placa que forma um pórtico muito simples, composto por treliças na direção do vão e superfícies de suporte contínuas na direção da viga. Além disso, ao utilizar a CLT (madeira laminada cruzada) como placa, a peça torna-se uma esquadria multifuncional servindo como estrutura, isolante térmico, hermético e acabamento interno. Desta forma, o uso de materiais secundários (por exemplo, gesso cartonado) é minimizado, o tempo de construção no local é reduzido e, como resultado, o custo e a qualidade da construção são otimizados.
Este edifício consiste em unidades triangulares simples de painéis de CLT de 90 mm de espessura. A treliça atua como um elemento de parede-telhado unitário definindo o espaço interior. Este envoltório de construção simplificado também pode fornecer outros méritos, por exemplo, fácil manutenção e desconstrução, levando a benefícios econômicos e ambientais no futuro.
A treliça forma uma geometria clara, resultando em alta estabilidade estrutural. Graças a esta composição racional, as conexões dos painéis também são muito simples usando apenas parafusos. Por ser um método único, a sua resistência foi testada usando estratégias de simulação.
Como a unidade triangular é estruturalmente independente, elas são posicionadas deslocando-se gradualmente umas das outras. As lacunas entre as unidades levam o ar e a luz para o interior e conferem amplitude espacial. A unidade triangular parece uma habitação tradicional e o espaço interior uma caverna de madeira. Caso seja necessária, uma extensão do volume também é bastante fácil de ser construída pois a lateral da unidade é composta por uma parede de madeira e vidro.
Madeiras maciças, como CLT e GLT, podem simplificar e racionalizar a composição de uma edificação com base nas propriedades inerentes desse material. Uma combinação de soluções de construção tradicionais e modernas pode oferecer uma abordagem interessante e lucrativa para o desenvolvimento de projetos modernos e sustentáveis.