-
Arquitetos: IDS
- Área: 364 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Youngchae Park
Descrição enviada pela equipe de projeto. Hadong Plaza, que na década de 1970 era repleta de visitantes, perdeu sua energia. A praça abandonada tornou-se um estacionamento à medida que o número de carros aumentava. O ‘centro cultural 1970’ foi construído ao lado da praça para memorizar os velhos tempos, mas não foi suficiente para revitalizar a praça. Para esta pequena cidade, é necessário um local de encontro, descanso e brincadeiras para que diversas atividades e eventos possam ocorrer contemplando moradores e turistas. Portanto, o espaço teve de ser transformado novamente em “uma praça”.
Para revitalizar a praça, pensamos não só na pavimentação e vegetação, mas algo a mais deveria ser inserido; um pavilhão que pudesse despertar o interesse das pessoas e fazê-las se aproximar e tocá-lo. Utilizamos uma malha 3D de 45cm X 45cm X 45cm e madeira adquirida localmente como estrutura principal. Imaginamos todas as atividades que poderiam ser realizadas, para isso, repetimos e dimensionamos um módulo para vários volumes. Desde longe parece uma massa que intriga os olhos mas, quando o visitante se aproxima, descobre que é um aglomerado de vários tamanhos. Este pavilhão poderia ser um banco, um sofá-cama, uma escada, um caminho, uma cobertura, etc. Devido a isso, mais pedestres do que carros irão visitar a praça.
No nível do solo, diferentes aberturas são conectadas dentro do pavilhão para que as pessoas possam caminhar ou descansar, e as crianças possam brincar de esconde-esconde. Dois estandes são projetados ao redor do estacionamento para eventos especiais, como uma apresentação ao vivo. O nível superior está conectado ao terraço do centro cultural de 1970 no 2º andar, de modo que o pavilhão conecta o prédio e a praça diretamente.
Este foi nosso primeiro grande pavilhão de madeira instalado ao ar livre, por isso, enfrentamos algumas tentativas e erros. O módulo em si é simples, mas testamos duas vezes em maquete e asseguramos a estabilidade estrutural antes da instalação. Um método único de articulação é feito para este pavilhão. Dois módulos foram montados de uma só vez para evitar um problema estrutural, já que a madeira sofre expansão e contração. Conectores de aço feitos exclusivamente para este projeto são usados para unir 3 vigas e um pilar. Como a madeira pode sofrer expansão, contração e descoloração quando está exposta ao tempo, usamos um verniz e sugerimos aplicá-lo regularmente para evitar a deterioração.