-
Arquitetos: iHouse estudio
- Área: 194 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Aldo Lanzi
-
Fabricantes: Carpintería A tu medida, Cerâmica Portinari, Knauf, Maguinor Maderas, Plycem
Descrição enviada pela equipe de projeto. Chihuahua, uma área litorânea conhecida por seu rápido crescimento nos últimos anos devido à sua proximidade com Punta del Este, Uruguai, mas contrastada por uma geografia acidentada de frente para o mar, entre as dunas e a vegetação nativa, este é o cenário onde a casa foi estabelecida procurando modificar ao mínimo a topografia existente.
O encargo para a concepção e execução deste projeto veio da Inglaterra, um casal que procurava uma residência temporária onde pudessem passar os verões e férias; Tinha que ser uma casa de tamanho suficiente para poder receber convidados, mas ao mesmo tempo deveria ser uma casa aconchegante para quando estivessem sozinhos, e também ter uma suíte privativa perto da área social, mas não vinculada a ela. Junto a essas premissas, foi acrescentado o mais fundamental para o projeto: todos os cômodos da casa deveriam se abrir para a vista do mar.
As características do terreno localizado no balneário de Chihuahua impossibilitavam qualquer tipo de construção tradicional sem prejudicar a paisagem nativa, para uma casa dessas dimensões operar sobre a areia e construir in loco ia contra tudo o que se poderia chamar de eficiência construtiva. Assim, a construção foi realizada nas instalações da iHouse, eliminando as intempéries do terreno e tornando o processo de construção ininterrupto.
O projeto foi dividido em módulos que podem ser transportados, o primeiro possui um quarto de hóspedes e banheiro privativo, a área de estar, um lavabo e a escada. No segundo há uma grande cozinha com ilha que serve como sala de jantar, e o segundo quarto de hóspedes com banheiro privativo. Por fim, no pavimento superior encontra-se um terceiro módulo que inclui a suíte principal, com closet, banheiro e um terraço exterior.