-
Arquitetos: Article 25
- Área: 970 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Toby Pear, Souleymane Ag Anara, Grant Smith, Nicolas Réméné
A Article 25 está reformando uma escola no Níger usando belas pedras lateritas. — A Article 25 é uma instituição de caridade humanitária de arquitetura com foco em projetar e ajudar a construir projetos de educação e saúde nas partes do mundo que mais precisam deles. O sistema educacional do Níger enfrenta enormes desafios. O país tem a taxa de natalidade mais alta do mundo (cerca de sete filhos para cada mulher em média) e, simultaneamente, luta para manter os jovens no sistema educacional, principalmente além do ensino fundamental.
A Article 25 trabalha com a Escola Hampaté Bâ para projetar novas salas de aula e instalações complementares que permitirão ao colégio acomodar até 1.200 crianças desde a escola primária até o ensino médio. As propostas para o colégio incluem a reforma das salas de aula existentes e a adição de cinco novos blocos de salas de aula (totalizando 20 salas), bem como novas instalações administrativas, sala de reuniões, biblioteca e sanitários. Melhorias nos serviços de água e eletricidade também são propostas para melhorar a resiliência da escola ao abastecimento municipal intermitente.
Construído a partir de pedra laterite sustentável. — O projeto prioriza o uso de materiais locais, adaptando técnicas vernaculares para responder às condições climáticas desafiadoras e criar espaços bonitos e confortáveis que conduzam ao aprendizado. O principal material de construção é a pedra laterite; um material barato, disponível localmente com baixo teor de carbono incorporado, que representa um recurso subutilizado no Níger. A laterita fornece massa térmica para retardar a liberação de calor durante o dia e é um material mais respirável do que os blocos de cimento que são onipresentes na construção moderna em Niamey.
A laterita é escavada à mão em uma pedreira a 10 km de Niamey, e endurece em contato com o ar para se tornar adequada para a construção. Durante a construção, os pedreiros locais foram treinados no uso da laterita, com a intenção de que as habilidades possam ser disseminadas em outros projetos na região. Article 25 também iniciou um programa de treinamento no local para meninas interessadas na indústria da construção.
A ventilação passiva mantém as salas de aula frescas. — Os edifícios usam princípios de design passivo para mitigar as altas temperaturas e criar espaços confortáveis para o ensino e aprendizagem. O clima de Niamey é extremamente desafiador, com temperaturas diurnas na casa dos 30 graus durante todo o ano e atingindo regularmente acima de 40 graus nos meses mais quentes. O ar condicionado é caro, portanto a estratégia de design passivo tem sido empregada para reduzir seu uso na medida do possível.
As salas de aula foram projetadas com um sistema de telhado duplo popularizado por Francis Kere. Abóbadas de tijolos de terra do teto da sala de aula, com um leve telhado de metal suspenso acima. O ângulo do telhado e a orientação do edifício ajudam a puxar o ar através da cavidade da cobertura, o que significa que o calor do sol não pode irradiar para as salas. A estratégia de design passivo tem se mostrado um grande sucesso. Ao medir os dados de temperatura ao longo de vários meses, observamos que mesmo quando preenchidas com até 40 alunos, as salas de aula permanecem significativamente mais frias do que o exterior, com temperaturas normalmente 7 – 8 graus centígrados mais baixas no meio da tarde.