-
Arquitetos: WAU Design
- Área: 900 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Yu Bai
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto se localiza às margens do rio Tianshan, no distrito de Pengjiang, em Jiangmen. A sala de exposições serve para reunir e exibir os marcos históricos quanto ao controle de água do distrito de Pengjiang. É um lugar importante para a popularização científica do controle da água e proteção ambiental. Além disso, também é servido como pódio para a Corrida de Barcos do Dragão, que é realizada uma vez por ano. O proprietário espera abri-lo ao público no Dia Mundial da Água após o Festival da Primavera de 2021. Levará apenas 8 meses desde o projeto até a conclusão e abertura, incluindo o feriado do Festival da Primavera e um mês e meio de organização de exposições internas. Este é um edifício de construção rápida e um projeto onde as estratégias de construção prevalecem.
Adotamos a estratégia construtiva de "dividir o todo em partes", decompondo o edifício em duas partes que podem ser construídas simultaneamente: a parte inferior é a sala de exposições infantis de estrutura de concreto e está ligada ao caminho que segue o percurso do rio; a parte superior é a sala de exposições e eventos e a sala de educação pública. Feitas em estruturas de aço, essas salas ficam acima do nível do caminho do rio, conectando-se à praça principal do percurso.
Devido às demandas de controle de enchentes, adotamos a estrutura de parede de contenção feita de concreto na parte inferior. A sala de exposições infantil de 200m2 está inserida no antigo edifício demolido, deixando uma grande área de espaço de passeio longe da margem do rio, o que possibilita reduzir a escavação de terraplenagem. Além disso, tendo a superfície de construção pronta, economiza-se em tempo de construção. Algumas funções são definidas na cota da margem do rio, o que reduz o volume do edifício na cota da praça principal e mantém uma escala mais íntima entre a interface da cidade e o rio.
Uma estrutura modular de aço foi escolhida para a parte superior do edifício. Após meio mês de construção da fundação de estacas, os componentes estruturais pré-fabricados puderam ser transportados para o local para instalação. O vão das colunas é de 2,4m com módulo de 0,6m, esses valores são compatíveis com as dimensões fixas de móveis, pisos, portas e janelas, guarda-corpos e painéis de parede, garantindo um bom controle de qualidade e uma construção rápida. Por ser suspensa, a parte superior não interrompe os caminhos e possibilita a permanência das árvores da paisagem natural. Tanto a parte superior quanto a inferior do edifício foram escalonadas e são conectadas apenas por escadas, a única conexão estrutural.
O edifício elevado oferece um espaço de descanso com sombra para as pessoas no parque às margens do rio. As colunas de aço inclinadas bem expostas lembram os remos de um barco dragão, e a parte superior suspensa parece um barco flutuando na água. As portas do espaço de educação pública no último andar podem ser totalmente abertas para assistir à corrida de barcos-dragão. Como seguimos ativamente as etapas de construção e seu ciclo durante o projeto, garantimos a conclusão da obra em um tempo muito curto. Um ano após sua conclusão, tornou-se uma importante base de educação científica popular sobre governança ambiental para crianças.