-
Arquitetos: Mayresse Arquitetura
- Área: 350 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Cristiano Carniel
-
Fabricantes: Bertol, Borghetto Marmoraria, Costaneira, Cuccina, Daikin, Ebaiana, Gramoterra, Prolazer, Trevizzo, Venax, Vértice Iluminação
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em um terreno à beira mar da praia de Xangri-lá/ RS, nasceu a Casa Oceano. Com 12 metros de frente por 35 metros de comprimento, a missão do escritório de arquitetura era aproveitar ao máximo a vista para o mar das áreas sociais. E assim surgiu a Casa Oceano, com uma dinâmica diferente da tradicional: a área íntima está no térreo e a área social no segundo pavimento, possibilitando ao máximo a vista eterna para o mar.
Um dos cartões postais da beira mar de Xangri-lá: para quem caminha ou pega um dia nesta faixa de areia, a residência tornou-se ponto de referência, devido a sua volumetria pura em concreto aparente com a piscina de borda infinita posicionada no balanço. A piscina, vai além da estética: sua base também funciona como cobertura para os carros.
Com 350m² de área construída, a Casa Oceano distribui-se em dois pavimentos. No piso inferior, o conforto de uma casa térrea onde acontece o dia a dia: com espaço gourmet, sala de estar, jardim, lavabo, quatro suítes e área de serviço. Na lateral, um grande jardim tropical privativo conecta as suítes.
Ao subir as escadas, iluminada por uma zenital, chega-se à área social de maior uso. Posicionada no segundo piso, é onde os encontros e momentos alegres com os amigos acontecem. Com um espaço gourmet, sala de estar e uma varanda com vista para o mar, é neste pavimento que temos a cereja do bolo do projeto: a piscina de borda infinita posicionada no balanço frontal. Para minimizar a incidência solar nos horários de pico, uma pérgola em concreto aparente funciona como brises.
Aos fundos, ainda no segundo pavimento, criamos um espaço Garden sobre a laje de cobertura das suítes. Nele, um grande deck acomoda plantas e uma espécie de varanda privativa para curtir o sol com mais privacidade, ainda com uma vista lateralizada para o mar.
No projeto de interiores, a premissa foi manter o brutalismo do concreto aparente, contracenando com acabamentos em madeira natural presentes em peças assinadas por designers: como a mesa de jantar em louro freijó e ripados de madeira utilizados no fechamento das esquadrias.