-
Arquitetos: BandukSmith Studio
- Área: 160 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Sachin Bandukwala
-
Fabricantes: Asian Paints, Asian Steel, Dezeen Creations, Domal, Greenlam, Gujarat Guardian Glass, Hybec, Kadappa Stone, Kerakoll, Onduline, Pine
Descrição enviada pela equipe de projeto. No campus da Força de Segurança de Fronteiras (Border Securtiy Force, BSF) de Gandhinagar, a Sala de Leitura Swadhyay foi projetada para as crianças da enfermaria da BSF e fica situada em uma bela área verde. Simulando a antiga tradição ashram de estudar sob as árvores, a forma simples e direta, tanto em termos de seu arranjo espacial quanto estrutural, adiciona uma camada de cobertura à paisagem. O projeto de 160 metros quadrados foi construído em um curto espaço de dez semanas, graças à dedicação da equipe de construção e a um projeto otimizado para uma construção rápida.
O edifício é composto por duas partes: um térreo sólido e articulado e uma sombra excêntrica leve, tradicional e moderna. O base de tijolos revestido com pedras kadappa mantém os usuários próximos ao solo, fundindo-se com mesas e bancos fixos. Uma cobertura ventilada fica no topo de uma estrutura de aço, com beirais estendidos para proteger a base, e uma série de tubos de controle climático geotérmico puxam o ar resfriado pelas camadas inferiores do solo para manter a temperatura próxima do ideal. Além disso, um mezanino flutua sobre estantes de cores vivas acessadas através de uma escada dissimulada. Pranchas de madeira cercadas com redes de corda para uma leitura descontraída aumentam o caráter lúdico do espaço. À medida que o crepúsculo se aproxima, o espaço vívido interior revela-se através dos planos de vidro, convidando as crianças a entrar e praticar a leitura.
Estratégias ambientais e de conforto:
1. A estrutura utiliza tubos geotérmicos que climatizam o ar através do solo, mantendo o interior da estrutura fresco. Trata-se de um sistema simples que usa um ventilador para extrair ar fresco através de uma entrada estendida que passa três metros no subsolo, resfriando o ar por convecção passiva à medida que se desloca pelo tubo.
2. Descansando sob as copas das árvores, a sala de leitura está localizada de modo que a camada adicional de sombra possa aumentar a eficácia das estratégias de resfriamento passivo no edifício. Isso permite o desempenho máximo do edifício, diminuindo gastos referentes à climatização.
3. A cobertura usa um sistema de telhado montado que permite que a estrutura seja leve e, portanto, use menos material em geral, enquanto ainda oferece um bom desempenho de impermeabilização e controle de temperatura melhor se comparado a telhado padrão de chapas de aço galvanizado.
4. O aço é usado como sistema estrutural primário, que forma a base de um sistema de construção montado. Isso permite uma construção rápida, minimiza o uso de material e permite alterações futuras sem danificar a estrutura original.
5. A proporção e a posição da ventilação com persianas canalizam o ar para uma ventilação cruzada eficaz, que ajuda a manter a temperatura interior ideal através de métodos passivos.
6. A janela em fita no alto garante a ventilação por efeito chaminé, que aumenta as entradas de ar pelas persianas e cria uma corrente de convecção para circulação de ar, resultando na exaustão de ar quente na parte superior do espaço.
7. O edifício foi projetado para uma área de ocupação mínima, usando um loft bem ventilado para maximizar o espaço útil no edifício e minimizar a área total construída.
8. A base escalonada é construída em pedra calcária, que possui alta capacidade de resfriamento. A integração à base faz com que a frieza da pedra, que ocorre devido a sua conexão com a massa térmica do solo, aumente o conforto térmico através do resfriamento suave e das propriedades condutivas da pedra.
9. Os beirais longos se estendem sobre as aberturas para proteger as janelas do calor do sol durante o dia.
10. Embora sejam protegidas da luz solar direta, o uso abundante de janelas, aliado às superfícies de parede claras aproveita a luz natural indireta durante o dia, reduzindo seu consumo de energia para iluminação.