-
Arquitetos: Jessica Ruy arquitetura
- Área: 100 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Carolina Lacaz
-
Fabricantes: Eliane, Mica Azulejos, Mix Vidros, RMD Planejados, Stoneland, Sun House Móveis, Trapézio Galeria
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto de reforma do APÊ CAYOWAÁ se conforma a partir de dois eixos principais, de acordo com as demandas da família: luz e novos usos. Nas conversas sobre o projeto eram constantes as queixas sobre a falta de luz e o desejo de um espaço mais adequado para comportar os constantes encontros e festas familiares na casa da matriarca. Para tanto, boa parte da compartimentação do apartamento veio abaixo e o layout completamente reformulado.
A ideia inicialmente era abrir e integrar totalmente cozinha e salas. Porém, encontramos grandes pilares na parede divisória desses ambientes, bem como a prumada de gás do prédio, obrigando uma adaptação da proposta. Tirando partido da dificuldade imposta, o grande pilar se tornou um belo painel de azulejos.
A cozinha se estendeu até onde era lavanderia originalmente e ganhou espaçosas bancadas de trabalho, bem iluminadas, junto às janelas. Já a lavanderia passou a ocupar o antigo quarto de empregada. Propusemos, ainda, a mudança do banheiro de serviço para lavabo, voltando-o para a chapelaria contígua à cozinha e entrada da casa.
Nos locais em que foram necessárias delimitações, evitamos os planos fechados, a fim de permitir a passagem de luz e amplitude, como no núcleo de marcenaria desenhado para as salas. Além disso, se trata de uma peça multifuncional, na medida em que, além de separar parcialmente os espaços, abriga brinquedos, mesa infantil, pequeno guarda-roupas para as filhas e netas e espaço para TV no lado voltado para brinquedoteca/dormitório/sala de TV. Já no lado voltado para o corredor, possibilita o fácil acesso à fiação da TV, possui um roupeiro, mais espaço de armazenamento e nichos para livros, fotos de família e decoração. Garante, ainda, um corredor não monótono.
Para trazer maior versatilidade no uso, entre a brinquedoteca/dormitório e a sala de TV desenhamos uma porta de correr em vidro translúcido, permitindo que esse espaço ora esteja integrado à área social, ora cumpra papel de segundo quarto de hóspedes. Também foi pedido das clientes que houvesse duas entradas no quarto de hóspedes principal - a entrada original voltada para o corredor e a outra voltada para a brinquedoteca/dormitório - uma vez que gostariam da possibilidade de utilizar os espaços compartilhados com as crianças ou isolados.
Apesar de as filhas e netas serem muito presentes no dia-a-dia, a casa conta com apenas uma residente fixa. Por isso, propusemos uma pequena ampliação na suíte, ocupando parte do dormitório de hóspedes, suficiente para abrigar uma penteadeira iluminada.