-
Arquitetos: IN Estudio Arquitectura
- Área: 84 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Luis Abba
-
Fabricantes: Cuyo Solar, HIMAN Aceros, Lineal, New panel
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa fica a 30km da cidade de Mendoza, próxima ao início das cordilheiras. Devido à topografia e à vegetação local, optou-se por um novo pavimento acima do terreno acidentado e da vegetação nativa. A plataforma forma a base da casa como um terraço elevado. A implantação está orientada nas encostas íngremes no sentido Sul-Norte e na base de 16m de comprimento por 4m de largura ergue-se o galpão delimitado pela laje.
Mais três elementos configuram a materialização. A primeira é uma estrutura metálica que deixa espaço para um terraço ao ar livre e corredores laterais cobertos. Colaborando com a estrutura, tem-se uma divisória revestida de pedra que se apoia a leste e dá origem às instalações e aos equipamentos da casa. O segundo componente é um sistema leve e pré-fabricado adaptado à estrutura. É composto por invólucros opacos em painéis feitos de resina fenólica com núcleo de poliuretano, revestidos externamente com chapa de aço. Além disso, as grandes janelas em esquadria de alumínio se abrem para as melhores vistas. Estas últimas proporcionam transparência e ótima iluminação natural, além de aproveitar a radiação solar no inverno.
O quarto elemento é a lareira. Esta cumpre várias funções, como: cozinhar, aquecer e proporcionar o convívio social em volta do fogo. Em se tratando de uma cabana de campo, devendo ser necessariamente eficiente e durável, a estrutura material e a organização formal são reduzidas ao ideal e necessário. De tal forma que o espaço interior e exterior forma um ambiente de usos diversos e espontâneos reduzidos em equipamentos e acessórios, extremamente voltados à experiência natural do lugar.