-
Arquitetos: RuizEsquíroz
- Área: 287 m²
- Ano: 2020
In Truss we Trust. Alguns espaços para uso terciário foram equipados em uma oficina de reparo de motores abandonada, cheia de roedores e lixo industrial. A proposta se baseia na modulação rigorosa das treliças existentes para a articulação de suas quatro áreas.
O mezanino existente dos antigos escritórios e a grande clarabóia central do cume, que estava coberta, foram recuperados. A estratégia é "fazer o mínimo", para melhorar a qualidade da luz zenital e a presença da estrutura, sem adicionar materiais ou acabamentos. Como parte desta limpeza e esvaziamento, um pátio foi aberto no último módulo entre treliças, onde se plantou uma árvore e situou a escada de manutenção da cobertura, que receberá futuramente uma horta urbana. A planta distribui os espaços com a clareza dos palácios paladianos. A aparente simetria é determinada pela estrutura das treliças e do telhado de duas águas. Apenas as espessuras e a faixa de serviço sob a terceira treliça nos lembram que estamos no século XXI, embora para este galpão a renovação tenha significado seu Renascimento.
Uma estante recebe a biblioteca dos criativos que ali trabalharão. A presença de vegetação, sejam as árvores cítricas no pátio de entrada ou o liquidambar no pátio interno, trepadeiras ou jasmim, substitui a presença anterior de máquinas, fumaça e graxa. O sol é filtrado através das treliças, da vegetação e dos livros, criando um espaço neutro, mas banhado por uma luz zenital que permite se concentrar na aprendizagem e na criação. O ar condicionado aerotérmico através do piso radiante de concreto polido proporciona conforto 24 horas por dia. A beleza da arquitetura motivada pelas necessidades da indústria merece um voto de confiança.