-
Arquitetos: MDS
- Área: 205 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Koji Fujii / TOREAL
Detalhes entre casa e armazém - A edificação é um anexo ao volume principal que projetamos há cerca de 10 anos como sede corporativa de uma confeccionista e casa do proprietário. O terreno se estende por várias zonas sob diferentes regulamentações, o que levou a variações de estrutura e altura. Nossa escolha, em contraste com a edificação principal de cinco andares que se elevava verticalmente, foi projetar um volume de madeira clara na parte posterior do terreno, na categoria I, zona residencial exclusivamente baixa.
A estrutura de madeira exposta é composta pelos pilares de altura dupla e o telhado é feito com escoras de madeira de 90x90 mm que, sustentando as terças, se deslocam em ângulos e formam superfícies. Essas duas estruturas - a inferior e a cobertura - juntamente com a estrutura intermediária do piso criam um espaço único e generoso em cada nível.
O térreo é usado para um armazém, bem como um estúdio fotográfico, enquanto o pavimento superior é uma segunda casa do proprietário. Otimizado para tal, o nível do solo tem menos aberturas para permitir entrar apenas luzes modestas no espaço escuro. Em contraste, o nível superior possui aberturas completas para iluminar o espaço residencial.
Considerando que a fachada principal estava voltada à oeste, tivemos que lidar com a exposição solar de baixo ângulo, bem como bloquear as vistas do tráfego frequente do VLT. Assim, adotamos o policarbonato translúcido com uma espessa camada de ar para isolamento eficiente e proteção térmica. Como resultado, criamos um espaço sem sombras, repleto de luz.
Como o nível da rua estava cerca de 1m abaixo da superfície, trouxemos a fundação para esse nível e usamos a laje como térreo. A terra escavada para a fundação foi utilizada para conectar o pavimento residencial com o solo. A fachada leve com uma abertura total – através de elementos translúcidos – dá uma sensação de uma instalação temporária, abrindo-se para a cidade. Este anexo, rodeado pelo volume principal e outras moradias isoladas, pretende apresentar uma paisagem urbana nova no seu uso, escala e arquitetura.