-
Arquitetos: Daniel Zelcer, Rietti Schraier Zelcer
- Área: 800 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Javier Agustin Rojas
-
Fabricantes: Hunter Douglas, Aluar, EDFAN, Moltrasio, Roca
Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício fica em um terreno trapezoidal de 8 metros de largura na frente e 4 metros de largura na parte de trás. O comprimento de 50 metros permitiu a criação de um grande pátio central que separa os dois blocos da construção. Dessa maneira, foi possível ter quatro fachadas de qualidade semelhante. Todos os quartos são iluminados e ventilados através deste pátio trapezoidal voltado para o norte.
Diante das fachadas, foram colocados caixilhos com malhas soldadas para que as plantas pudessem subir, o que gera um espaço vegetal intermediário, florido e perfumado, que agrega privacidade aos dormitórios.
O pátio, vivenciado a partir de suas diferentes perspectivas e alturas, constitui-se como elemento organizador do espaço coletivo sobre o espaço individual. Na definição deste espaço comunitário, o projeto dita o limite entre o público e o privado: propõe, através de passarelas metálicas e malhas vegetais, espaços de transição que escondem paredes, portas e janelas.
Nos espaços laterais, o pátio completa-se com escadas e corredores que dão acesso a todas as unidades que, apesar de muito diferentes umas das outras, todas se expandem para terraços de 2 metros de largura.
O acesso ao edifício faz-se pelo térreo livre, em um percurso mais escuro que contrasta com o fim da luz branca e vegetação do pátio. Na fachada voltada para a rua, a malha de aço recompõe a volumetria alterada pela quebra abrupta do volume, ao mesmo tempo em que proporciona segurança e privacidade aos pavimentos inferiores.