-
Arquitetos: AToT - Arquitectos Todo Terreno
- Ano: 2021
-
Fotografias:Joaquin Portela
-
Fabricantes: Acier Argentina, Aluar, FV, Isover, Roca
Descrição enviada pela equipe de projeto. Pelo projeto estar situado em uma zona bastante consolidada pela urbanização no Delta do Tigre, a proposta é reconhecer e recuperar a profundidade da ilha através da casa, valorizando não apenas sua frente para o rio, mas também seus fundos inundáveis. Portanto, a estratégia adotada foi trabalhar a partir dos espaços de passagem, criando um percurso que corre pela totalidade do terreno através de uma longa sequência de vistas que realçam o espírito de uma promenade.
A casa se aloca sobre as ruínas de uma antiga pré-existência, o que gera uma área sombreada na cota inferior que está protegida de inundações recorrentes e só é afetada por picos anuais de inundação. A estrutura espacial da parte superior foi desenhada com base na sabedoria construtiva adquirida pelo escritório em projetos anteriores de casas de ilha. Neste sentido, as modulações e o revestimento seguem as regras estritas de produção e montagem, permitindo uma arquitetura onde a relação entre a especificidade material e a expressão espacial é a mais contínua possível.
O revestimento externo, painéis de poliuretano injetado, permite um brilho externo e interno contínuo que destaca a madeira utilizada no piso e nas divisórias internas. A peça arquitetônica equilibra seus balanços com apoio nos espaços de serviço que podem ser internos ou expansões que funcionam como filtros (telhados ou com toldos reversíveis) e que permitem uma integração harmoniosa com o ambiente ao redor.