-
Arquitetos: Bruno Brandini Arquitetos
- Área: 459 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Daniel Santo Fotografia
-
Fabricantes: Art4, Portobello
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em um condomínio na cidade de Birigüi, interior de São Paulo, a Code House se destaca pela composição de suas entradas: uma principal, que dá acesso ao living e outra secundária, servindo de passagem pra área gourmet. Isso gera a ideia de duas residências individuais quando o observador vê a casa a partir da rua. A exigência do cliente era que criássemos uma área gourmet totalmente desvinculada do restante da construção. Realizar esse tipo de separação entre o corpo principal e espaço gourmet exige uma área considerável de terreno disponível para não deixarmos espaços estreitos e isso se torna um desafio quando projetamos em um condomínio fechado, tendo em vista que as normas construtivas não nos permitem aproveitar parte considerável do terreno.
Para resolvermos essa questão utilizamos o conceito de casa pátio, inserindo o jardim como espaço livre, isso nos permitiu o desmembramento total desses ambientes. A volumetria resultante dessa divisão é perceptível desde a fachada através dos pórticos revestidos com diferentes materiais. As réguas de concreto em cinza claro foram produzidas in loco para enfatizar sua característica monolítica suavizando as nuances e trazendo uma atmosfera serena ao mesmo tempo que contrasta com a madeira. O vidro do piso ao teto que envolve o bloco do living e da varanda faz a integração visual para área externa que separa os dois ambientes. A jabuticabeira estrategicamente posicionada ao centro do gramado além de compor o paisagismo trás um jogo de luz e sombra mutável em diferentes momentos do dia, permitindo assim, conforto térmico mesmo em dias mais quentes.
Em seu interior os usuários encontram bastante flexibilidade de layout devido ao grande vão livre em seus espaços, assim, se torna possível a criação de múltiplos subambientes demarcados pelo mobiliário. As entradas das áreas íntimas e de serviço ficam ocultas por painéis de marcenaria que se dispersam nas paredes revestidas com o mesmo material.