-
Arquitetos: Salamanca Arquitetos
- Área: 402 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Eduardo Macarios
-
Fabricantes: Aluprof, Alvo Portas, Atlas ceramicas, Cerâmica Portinari, Coral, Corteza, Docol, ER Móveis, Eletal Metalúrgica, Forma e Conforto, Gesso Zando, Margirius, Molbra, QUICK-STEP, Renomad
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Aruá está localizada próxima ao lago municipal em uma área nobre e movimentada na cidade de Toledo, Paraná. Para respeitar a privacidade dos moradores foi projetada uma fachada cega voltada para o norte, conferindo uma volumetria que se destaca pelo contraste entre o concreto aparente, a textura amadeirada dos painéis ripados e o tom escuro presente em vários elementos, tornando estes materiais protagonistas do projeto.
A composição da forma é determinada pelo deslocamento do volume superior, projetando balanços estruturais que dão origem à cobertura da garagem na parte frontal e um amplo terraço nos fundos da residência. O método construtivo escolhido para atender os anseios do projeto foi o uso de lajes protendidas, proporcionando maiores vãos.
A laje em concreto aparente repousa em pilares redondos, integrando a sala de estar, jantar e cozinha com a área gourmet e piscina, o que permite contato visual entre todos presentes nesses espaços. Comum à casa brasileira, a varanda é um dos pontos de destaque do projeto, desenhada em “L” para proteger dos raios solares diretos a área social totalmente envidraçada. Sem dúvida este espaço é um convite para a contemplação do ambiente externo, onde as aberturas dissolvem os limites entre o que é aberto e fechado.
Uma vez aberta a porta de entrada, o jardim interno acolhe o usuário e traça os limites do hall e da área de estar. Localizado em um ponto estratégico também funciona como pano de fundo para a mesa de jantar, conferindo uma atmosfera agradável à casa que recebe iluminação indireta através deste elemento.
O pavimento superior abriga a área íntima da residência, composta por três suítes voltadas para o leste, estar íntimo e um amplo terraço acessível a partir da suíte principal ou através da área da piscina por meio de uma escada com degraus flutuantes. Para manter a privacidade, brises articulados nas quatro fachadas do volume foram desenhados, conferindo um movimento que pode variar conforme a necessidade de uso e garantindo em dias ensolarados a luminosidade filtrada pelo ripado vertical.