-
Arquitetos: Marcelo Salum Arquitetura, Rosana Buonerba Arquitetura
- Área: 250 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Mariana Boro
-
Fabricantes: Art des caves
Descrição enviada pela equipe de projeto. O cenário exuberante da natureza, que abraça a construção, foi o ponto de partida para o projeto de interiores da sede de uma pousada localizada na cidade de São Roque, na serra paulista, a aproximadamente 50 minutos da capital. O projeto está implantando em um terreno rodeado por mata nativa, numa região que conta com cascatas, piscinas naturais, lagos e trilhas.
Rosana Buonerba foi responsável pelo projeto arquitetônico, sendo o projeto de interiores e ambientação dos espaços de autoria de Marcelo Salum. O uso dos diferentes tipos de madeira e pedra em seus estados naturais traz a natureza para dentro do ambiente construído, mesclando-o à paisagem visível pelas grandes aberturas.
O programa de necessidades do cliente incluía recepção para os hóspedes com espaço para uma pequena loja, escritório administrativo, área de estar com lareira, salão de refeições com buffet, bar e área com churrasqueira e forno de pizza. Tudo isso parcialmente integrado, possibilitando o uso por grandes grupos, em retiros, reuniões de empresas e cursos, mas sem perder essência intimista e aconchegante, procurada por famílias e casais.
A rusticidade, aliada ao conceito japonês wabi-sabi, que propõe a aceitação da imperfeição, trouxeram a inspiração para criar os ambientes aconchegantes e de relaxamento. Tons claros reforçam essa atmosfera de acolhimento. A integração dos espaços e o uso dos mesmos revestimentos unifica os ambientes, causando sensação de amplitude, que também é potencializada pelos grandes panos de vidro das portas janela que integram interior e exterior.
O aproveitamento de móveis existentes traz um novo significado para as peças e proporciona aconchego por meio da familiaridade. Além disso, vai ao encontro dos ideais da pousada, da valorização da natureza, uso de materiais naturais, por meio das madeiras maciças, e a ressignificação do uso original, evitando o descarte dessas peças.
O uso da proporção áurea no desenho dos elementos de mobiliário e ambientação também traz harmonia ao espaço. Esse é um recurso muito utilizado pelo escritório, sendo praticamente uma assinatura nos projetos.