-
Arquitetos: Bangkok Tokyo Architecture
- Área: 201 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Ratthee Phaisanchotsiri
Descrição enviada pela equipe de projeto. Cercada por árvores altas, esta estrutura semi-externa é um lugar para os habitantes locais relaxarem e se reunirem. Nos fins de semana, ela se transforma em um mercado movimentado com vendedores. Para criar um lugar para tal diversidade, pretendemos fazer uma arquitetura profundamente ligada ao contexto, mas simultaneamente aberta e acessível; uma justaposição de múltiplas perspectivas e significados.
O simples edifício consiste em um telhado inclinado feito de folhas em camadas, apoiado por uma estrutura de grade de tubos de aço e plataformas elevadas. As folhas são coletadas de árvores nativas do norte da Tailândia e devem ser substituídas a cada 4-5 anos. Durante séculos, os habitantes locais vêm recolhendo essas folhas caídas e as utilizando para fazer utensílios, telhados e paredes de suas casas. Esta tradição ajuda a evitar os freqüentes incêndios florestais durante a estação seca.
Todas as partes do edifício, incluindo a estrutura, são construídas inteiramente pela repetição de materiais comumente encontrados e são montadas à mão. Embora aparentemente temporária, a estrutura inteira pode ser regenerada pela substituição de peças e materiais individuais conforme necessário. O telhado natural e o esqueleto de aço industrial em oposição tornam a arquitetura tanto local quanto universal, permitindo que todas as coisas coexistam, e criam um espaço aberto a todos.