-
Arquitetos: Gonçalo Duarte Pacheco
- Área: 232 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Outro Estúdio
-
Fabricantes: Ayeme, Cortizo, MARAZZI, Mitsubishi, NORFIRE, Perfilis
Descrição enviada pela equipe de projeto. LUGAR. Casal do Frade é uma pequena povoação, essencialmente, definida pela “rua principal”, sendo localizada na cota alta de uma elevação sobre um vale essencialmente agrícola, definido pelo rio Arnóia. O lote que delimita o projeto localiza-se na cota mais alta da povoação e dispõe de uma vista de 180º sobre o vale do rio e sobre uma densa floresta a norte e a nascente.
CONCEITO. A casa CF foi definida na parte central do terreno, a meia encosta, tirando partido das vistas sobre o vale. O conceito para o desenvolvimento da habitação estabeleceu-se através de três premissas:
- Plataforma – Estabeleceu-se toda a habitação numa única cota;
- Pátio – Definiram-se os volumes do programa em torno de um pátio, de forma a tirar partido da luz solar, funcionando também como o “coração” da casa, tirando partido de um espaço mais intimista e reservado aos habitantes da casa;
- Pontos de vista – De forma a separar e individualizar a vivência dos diferentes espaços são definidos terraços individualizados, que funcionam como extensão e transição do interior para o exterior da habitação.
A configuração final da casa é, assim, definida por dois planos horizontais, um piso e uma cobertura que têm a mesma forma, as quais incorporam e agregam a experiência da casa em torno do pátio.
CONSTRUÇÃO. A casa foi concebida com sistemas de construção simples: estrutura de betão armado, paredes revestidas a blocos de argila e sistema de capoto pintado de branco. Um pavimento único contínuo em microcimento cinzento define os terraços e todo o programa interior da habitação e no exterior o pavimento em blocos de granito define a zona do pátio e a zona de entrada da casa. O projeto define ainda um conjunto de portadas de correr e pivotantes em ripado de alumínio lacado de branco, que conferem à habitação a possibilidade de aumentar a sensação de conforto e intimidade nos terraços da habitação.