-
Arquitetos: OA-Lab
- Área: 2423 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Kyungsub Shin, Jinbo Choi
-
Fabricantes: Albeco, Jeil Brick
“11 Terrace” é um projeto para um edifício de escritórios localizado em um bairro repleto de residências, lojas e outros escritórios em Samsung-dong, Seul. Neste bairro orientado para o desenvolvimento, a natureza muitas vezes foi deixada de lado em meio à rápida urbanização. A natureza e os espaços públicos são alienados e os edifícios dominados por estacionamentos sem cuidados com o público e os pedestres. Nesse contexto, os edifícios comerciais tornam-se altas caixas, sem interações externas, à medida que os investidores tentam maximizar suas áreas construídas.
O projeto “11 Terrace” foi sugerido para recuperar o edifício de escritórios como um local de vivência, onde os funcionários podem trabalhar e descansar como parte de sua vida diária. Neste esforço, procuramos reavaliar o potencial arquitetônico dos espaços verdes espontâneos do bairro, através do qual pretendemos proporcionar um local de interação com a natureza no meio de uma densa cidade.
Sugere-se elevações tridimensionais para interagir com as vias e pedestres através do ritmo dinâmico de irregularidades volumétricas horizontais e verticais, por meio das quais os terraços de cada pavimento se tornam plataformas para interagir com o público. Proporciona-se um espaço para plantar, sentar e descansar, que conecta a vivência das pessoas por meio do lugar compartilhado e oferece um cenário verde para o cotidiano dos pedestres.
Apesar de sua infraestrutura bem desenvolvida e sistemas de transporte público que oferecem várias instalações a uma curta distância, Seul ainda tem condições urbanas sombrias e hostis para os pedestres. Nesta cidade orientada para o desenvolvimento, “11 Terrace” produz alternativas possíveis de como um edifício de escritórios comum instiga as interações com o entorno e como até mesmo um edifício privado pode proporcionar benefícios ao cenário público e à experiência comunitária.