-
Arquitetos: Jun Aoki & Associates, Tezzo Nishizawa Architects
- Área: 8205 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Daici Ano, Takeru Koroda
Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício principal do Museu de Arte da Cidade de Quioto (renomeado Museu de Arte KYOCERA) é o museu público mais antigo que representa o estilo da coroa imperial, o estilo arquitetônico emergente que combina os elementos tradicionais japoneses e os edifícios de caráter ocidental.
Este museu, muito amado pelo povo desde a sua abertura em 1933, já não supria as necessidades de funcionalidade que transcenderam por mais de 80 anos. Especificamente, seu saguão superlotado, bilheteria, balcões de informações, armários com chave, banheiros e outras funcionalidades básicas não eram mais suficientes, assim como as áreas de exposição não eram capazes de acomodar artes contemporâneas de grande escala que exigem flexibilidade espacial. O objetivo foi estabelecido naturalmente: conservação e utilização. Dois extremos opostos do espectro devem ser alcançados preservando a postura mais genuína do museu e respondendo aos requisitos modernos.
A estruturação do tráfego de oeste para leste do edifício principal é a espinha dorsal do projeto geral. Em frente à fachada oeste, são introduzidos taludes que descem para o centro do edifício e conduzem à nova entrada principal que é renovada a partir do guarda-volumes subterrâneo.
Os visitantes sobem as escadas até o salão central (antiga galeria principal) e até o Jardim Japonês no lado leste. Outras adições ao edifício são a extensão recém-construída dedicada às exposições de arte contemporânea, depósito, equipamentos para acessibilidade, pátios internos renovados, café e lojas do museu.