-
Arquitetos: esa Arquitectura
- Área: 55 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Joan Muñoz
-
Fabricantes: Argos, Cemex
"A cabana" como seu proprietário a chama, está localizada em uma área semi-urbana e rural da cidade de Pereira, em um contexto de clima úmido, cercada por grandes árvores, um lago e muita biodiversidade. O principal material de construção da casa pré-existente é madeira e sua estrutura de apoio é de aço e concreto.
A intervenção de projeto integra espacialmente o nível existente da casa e a conecta com um novo espaço que corresponde ao dormitório principal, com seu banheiro e closet. Este programa está contido em uma única unidade espacial que se apoia na topografia, incrustada abaixo da cota da casa existente e que conecta a vista diretamente ao lago em frente a ela.
A escada é considerada o elemento articulador entre o novo programa e as preexistências. Seu protagonismo é evidente e um tanto sugestivo, pois trata-se de uma caixa preta quase hermética que permite a visão e a entrada da luz através das aberturas embutidas no volume para olhar em direção à paisagem e absorver os raios de luz que entram pela clarabóia. Do lado de dentro, o piso é revestido com uma combinação de concreto e mosaicos azuis alinhados em cada um de seus degraus.
O drama, não alheio à intervenção, surge quando descemos para a sala. Paredes brancas, teto com ripas de bambu, piso de concreto polido e uma grande parede de vidro emoldurada por suas portas de correr que abrem ou fecham de acordo com o momento para o prazer de uma paisagem que só os trópicos oferecem. Mesmo em um espaço em geral tão íntimo como o banheiro, uma parede de vidro é incorporada e uma janela circular pivotante que, quando aberta, permite a ventilação fresca e úmida gerada pelo lago e suas grandes árvores, pois o habitante, amante da água e da natureza, não quer perder em nenhum momento a contemplação do mundo fora de sua cabana, cheio de vegetação e de águas serenas.