-
Arquitetos: GV+Arquitectos
- Área: 237 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Fernando Guerra | FG+SG
-
Fabricantes: Azulima, BORA, Junkers, Sosoares, Stuv, Vulcano
Descrição enviada pela equipe de projeto. No coração do Alentejo, desenha-se um arquétipo genuíno de um monte Alentejano debruçado sobre uma paisagem deslumbrante. Embora implantado num local privilegiado, de difícil acesso, o edifício existente, com todo o seu potencial, desmultiplicava o programa interior de forma desconexa e bastante confusa. Os espaços, inclusivamente com dois quartos interdependentes, tiravam pouco partido da luz natural bem como das áreas exteriores ao redor da casa.
Por outro lado, o jardim e a piscina existentes, alvos de intervenção recente, revelaram-se desde logo, atributos qualitativos, aos quais o projeto e a própria estratégia de intervenção deveriam potenciar.
O desafio que nos foi lançado foi o de reinventar o interior desta casa de férias, tornando-a mais soalheira e funcional, e simultaneamente o de criar um pequeno corpo anexo que pudesse albergar uma suite para hóspedes, bem como uma área de arrumos para equipamento e mobiliário exteriores.
Uma nova forma de habitar não apenas o interior, mas também uma melhor redefinição dos espaços e circuitos em redor da casa.
Respeitando a herança cultural deste edificado, e com o propósito de destacar as qualidades naturais associadas a este local, o programa desdobra-se agora longitudinalmente na casa. Desprovidas de formalismos, as áreas sociais da casa vão ocupar os vazios deixados pelos quartos e instalações sanitárias que deliberadamente ocupam a totalidade do alçado de entrada na casa. No lado oposto, estas áreas de estar e de convívio, procuram agora beber a luz e tranquilidade do jardim, e através de um ritmo de vãos no alçado, generoso, mas equilibrado na composição, garantem o acesso direto, em praticamente qualquer ponto da casa para o alpendre, agora mais aberto e franco na sua relação com o jardim e com a piscina.
O novo corpo edificado, um piso abaixo da cota da casa principal, permite acolher na sua cobertura uma área de solário, próxima da piscina. O acesso é garantido através de umas escadas adoçadas ao muro no alçado norte. Um pequeno percurso protegido por uma pala leva-nos até ao seu interior. Uma suite com áreas equilibradas, encontra o seu momento de tranquilidade em diálogo com a paisagem.