-
Arquitetos: Aranguren&Gallegos Arquitectos
- Área: 450 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Jesús Granada
-
Fabricantes: Admonter, AutoDesk, Cement Design, Robert McNeel & Associates, Schüco
Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício está localizado na encosta sul do Monte Abantos, na cidade de San Lorenzo de El Escorial. O ambiente é de encostas íngremes onde predominam os pinheiros, alternando com áreas rochosas ou áreas povoadas por arbustos de ládano. O terreno onde se situa a casa tem um declive contínuo bastante acentuado que desce do topo da colina até à estrada de acesso inferior. Na parte mais alta do terreno, entre os pinheiros, a leste, surgem a Cúpula e as Torres do Mosteiro, situação especial que determina em parte a situação do edifício proposto. O terreno tem vistas magníficas para "Las Machotas" e o Bosque de la Herrería ao sul e sudoeste, o que é levado em consideração na implantação do edifício no terreno.
A ideia principal é garantir que a casa se integre no ambiente natural do pinhal e que se integre com a paisagem. Para tanto, utiliza-se uma geometria quebrada, fragmentada em uma sequência de pequenos volumes encadeados pela encosta de o terreno, conseguindo uma arquitetura acoplada, achatada no terreno, elevando-se o menos possível, principalmente na parte superior do terreno.
A textura e cor exterior da construção, em aço corten enferrujado, fazem-na fundir-se com o terreno em pedras de granito acinzentadas e escurecidas pela erosão e os líquenes a ela aderidos, bem como com os tons avermelhados dos troncos das árvores.
O edifício está posicionado ao longo de um eixo longitudinal norte-sul no centro do terreno, seguindo a linha de inclinação máxima. Através de diferentes níveis no seu interior, sobe pelo terreno, juntando-se às curvas de nível, esquivando-se de rochas e pinheiros, contorcendo-se para contemplar as melhores vistas.
A casa abre-se através de grandes vãos para a melhor orientação para o longo inverno de San Lorenzo, a Sudoeste, tal como a Fachada de las Celdas de los Frailes del Monasterio. Desta forma, o último raio de luz e calor do dia mais curto do ano incide sobre a fachada. Ao mesmo tempo, pensando no verão, na parte mais alta, onde se avistam as Cúpulas do Mosteiro, a casa vira-se para Nordeste, criando um grande alpendre voltado para o Mosteiro e aberto em duas frentes para aproveitar o frescor das brisas que vêm do pinhal.
A parte mais baixa da casa, piso -1, contém um escritório, uma sala de jogos, uma oficina, uma suíte de hóspedes, um hall, uma lavandaria, uma adega e uma despensa. O nível principal de acesso ao interior da casa divide claramente a parte dos quartos à esquerda da área da cozinha e da sala à direita, sendo esta última a mais alta e com as melhores vistas da casa. Todo o sistema envolvente (caixas e coberturas inclinadas) é resolvido com uma solução única para o acabamento em aço Corten. Com este material predominante e o desenho particular da casa intimamente ligado à inclinação do terreno, pretende-se integrar o edifício com seu entorno.