-
Arquitetos: Arkitema
- Área: 6531 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Michael Ellehammer, Stine Heilmann
-
Fabricantes: HAI
Descrição enviada pela equipe de projeto. No último terreno disponível para construção, no prestigiado bairro de Nordhavn, em Copenhague, Arkitema projetou o cinema BIG BIO, que é o primeiro cinema sustentável da Dinamarca. A missão era criar um edifício cultural que adicionasse algo extraordinário à área de Århusgade, no novo distrito da cidade, e ao mesmo tempo contribuísse para fortalecer a identidade especial que o bairro já possui.
Sendo assim, os arquitetos escolheram uma cor vermelha profunda e intensa para a fachada que combina com os outros edifícios da região, mas ao mesmo tempo, o volume ainda tem uma presença forte e individual. O BIG BIO está situado junto a uma praça urbana e reforça o desejo da nova área de ser também um ponto de encontro cultural com um grande cinema, lojas, cafés e restaurantes.
Um cinema exige grandes salões escuros e para os arquitetos a geometria e a natureza fechada do edifício exigia um revestimento dinâmico e convidativo. Com um toque único e convincente, os arquitetos criaram um edifício onde o revestimento da fachada perfurado com dobras plissadas traz lembranças da clássica cortina de palco dos primeiros cinemas. Ao mesmo tempo, o contorno ondulado e a perfuração do edifício garantem uma experiência visual onde a luz e as sombras criam padrões inimagináveis durante o dia. Por trás dessa cortina, as telas proporcionarão aos espectadores amantes do cinema experiências cinematográficas nos próximos anos.
A cidade é convidada a entrar no volume à medida que a cortina do térreo é levantada, revelando o seu nível inferior transparente com lojas e cafés. Ao mesmo tempo, a cortina é elegantemente puxada para o lado na extremidade onde está o hall e a escada. A escadaria conduz os visitantes pelo edifício até um total de cinco salas de cinema, ou eles podem continuar até o restaurante no topo.
O edifício foi projetado com foco na sustentabilidade, razão principal tanto da fachada em alumínio quanto do projeto estrutural, que facilitará a transformação do edifício para novos usos no futuro. O térreo e o pavimento superior não possuem paredes de suporte ou de reforço, o que facilita a movimentação e a instalação de novas divisórias. Além disso, o envoltório é projetado para suportar diferentes cargas como arquibancadas de estádios.
Portanto, será fácil mudar os usos para literalmente qualquer coisa – eventos musicais, exposições, eventos esportivos ou negócios de pequena escala. O edifício é construído com materiais livres de produtos químicos indesejados, duráveis e podem ser amplamente desmontados e reciclados quando o edifício, um dia, receber outra função, sendo reformado ou demolido.