-
Arquitetos: Agence Spatiale
- Área: 215 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Dave Tremblay
Descrição enviada pela equipe de projeto. O município de St-Élie-de-Caxton, no Canadá, associou-se à empresa Agence Spatiale para a concepção e implementação de um pátio para acolher várias apresentações artísticas e culturais no Parque Natural e Cultural. O local incentiva encontros e confraternizações ao mesmo tempo em que homenageia o imaginário ao redor de Saint-Élie-de-Caxton. Para facilitar a integração deste pátio, com aparência de uma tenda festiva na paisagem municipal, o conceito é inspirado nos tradicionais telhados canadenses do município e reinterpretando-os à sua maneira. O uso da madeira responde diretamente ao mobiliário do parque, remetendo à floresta circundante. A arquitetura de interiores se abre como um livro no qual o espectador está no centro da história.
O conceito desperta o universo lúdico de contos e lendas que cercam o município de Saint-Élie-de-Caxton. O volume inusitado torna-se uma caixa que se abre para revelar um mundo oculto. Com apoio apenas de um lado, cria-se a impressão de que a cobertura está suspensa por mágica e que pode ser levada por uma rajada de vento. Essa estrutura foi trabalhada em estreita colaboração com os engenheiros durante todo o processo. As ripas de madeira são provenientes da indústria local e o corte foi feito por artesãos da região.
Desenvolvido como um espaço multifuncional em primeiro lugar, o local pode ser usado durante todo o ano, acomodando até 200 pessoas. Um camarim fechado e um depósito foram adicionados para servir de apoio às performances.
Espaço coletivo que visa aproximar os cidadãos, o pátio tem outra vocação: atrair famílias, marcar o imaginário e divulgar o município por toda a província. É a estreita colaboração entre a empresa e os cidadãos que permitiu a implementação deste conceito encantador e emblemático para a região.