-
Arquitetos: Openideas Architects
- Área: 6350 ft²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Ishita Sitwala | The Fishy Project
-
Fabricantes: ELAN, Futura, Gessi, Shailja
Descrição enviada pela equipe de projeto. Quando o cliente nos procurou com uma ideia para sua residência, nos deparamos com um briefing claro e, ainda assim, flexível. A conformidade com Vastu (textos sobre o sistema tradicional indiano de arquitetura) era uma necessidade e buscamos a conciliação do projeto a ambos os requisitos. Entrelaçar as várias funções dos espaços, enquanto moldava-se no tecido natural, era vital. A necessidade de uma identidade única, que ainda assim permanecesse em harmonia com o contexto, levou ao conceito do Urban Repose.
A narrativa para Urban Repose começa quando terra, pedra e folha dão lugar a um piso térreo complexo e transparente, que sustenta uma forma mais tácita produzida em granito indiano. Os espaços de estar foram dispostos principalmente ao norte, com os quartos voltados para o sul, absorvendo o vento predominante. Opacidade e transparência se amalgamamam em uma composição que une o interior e o exterior.
Um forte contraste é expresso na pedra bruta que se encaixa enquanto afirma sua presença. A porosidade é elevada com vistas cuidadosamente curadas ao redor. Um jardim Zen, adjacente à sala de estar, com a interação de múltiplas texturas, contrasta com a fachada de granito indiano. Uma entrada imponente, em contraste com um piso térreo transparente, define a residência. À medida que a textura da pedra suaviza, a pessoa é levada a vislumbrar o interior. Uma quadra ao ar livre, colocada em direção ao sul, está voltada para o "Lar Verde" adjacente.
Uma intervenção padronizada enquadra os assentos. Ao entrar no hall, uma tela aparentemente veda uma escada escultórica. O interior, com acabamentos de madeira, contrasta com o exterior de pedra bruta. As esculturas entrelaçadas sublinham a percepção do movimento dentro da composição, tornando coeso o espaço. Os tons mais suaves para os espaços familiares acalmam a mente e reforçam a ideia de calma e harmonia. Uma paleta de cores predominantemente sóbria está em sintonia para acomodar uma mudança de humor à medida que uma pessoa se move de um quarto para o outro. O quarto principal encarna a sofisticação, pois prevê-se um espaço sem obstáculos. Uma paleta oliva anima sutilmente o quarto.